Prevenção e reabilitação de desordens músculo-esqueléticas relacionadas ao trabalho: uma visão integrada para promoção

Autores

  • Edgar Ramos Vieira Florida International University - FIU. Miami, FL - USA.

DOI:

https://doi.org/10.5585/conssaude.v9i1.1258

Palavras-chave:

Engenharia humana, Prevenção primária, Prevenção secundária, Reabilitação, Transtornos traumáticos cumulativos.

Resumo

OBJETIVOS: Este artigo discute e ressalta a relação entre a ergonomia e a fisioterapia do trabalho para evitar a segregação e fragmentação destas áreas complementares de trabalho. MÉTODO: Um modelo integrado de prevenção e reabilitação de LER/DORT é discutido e esquematicamente apresentado. RESULTADOS: Os profissionais envolvidos na prevenção de lesões ocupacionais devem encarar a reabilitação das LER/DORT como prevenção de incapacidade para o trabalho - prevenção secundária. Enquanto que os profissionais da reabilitação devem encarar a prevenção primária das LER/DORT como reabilitação com enfoque no ambiente e sistema de trabalho ao invés de reabilitação com enfoque no paciente/trabalhador. CONCLUSÕES: Acredita-se que esta conduta resultará em maior sucesso no gerenciamento das LER/DORT que atualmente afetam tantos trabalhadores e sobrecarregam o sistema previdenciário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edgar Ramos Vieira, Florida International University - FIU. Miami, FL - USA.

Pós-Doutorado em Metodologia Qualitativa pela International Institute for Qualitative Methodology, Canadá; Doutor em Ciência da Reabilitação pela University of Alberta, Canadá; Professor Assistente do Departamento de Fisioterapia, Florida International University - FIU. Miami, FL - USA.

Downloads

Publicado

17.06.2010

Como Citar

1.
Vieira ER. Prevenção e reabilitação de desordens músculo-esqueléticas relacionadas ao trabalho: uma visão integrada para promoção. Cons. Saúde [Internet]. 17º de junho de 2010 [citado 28º de março de 2024];9(1):131-8. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/saude/article/view/1258

Edição

Seção

Ciências aplicadas