Estudo do comportamento da atividade nervosa autonômica por meio da análise da variabilidade da frequência cardíaca em indivíduos portadores de insuficiência cardíaca congestiva classe funcional II e III durante o sono

Indiamara O. F. Dal Magroa, Lílian Chystianne Ginnasi, Sergio Roberto Nacif, Júlio César Mendes de Oliveira, Luciana Maria Malosá Sampaio Jorge, Luis Vicente Franco de Oliveira, Alderico R. Paula Jr.

Resumo


A insuficiência cardíaca congestiva (ICC) constitui atualmente um grande problema de saúde pública em todo o mundo. A análise da atividade do sistema nervoso autônomo provê importantes informações relacionadas ao prognóstico, à patogênese e à estratégia de tratamento dos distúrbios cardiovasculares. O objetivo foi verificar o comportamento do sistema nervoso autônomo em pacientes portadores de ICC, classe funcional II e III, durante o sono. Participaram 13 indivíduos de ambos os sexos, portadores de ICC classe funcional II e III (NYHA). Os participantes da pesquisa realizaram a polissonografia basal noturna e variabilidade da freqüência cardíaca, sendo divididos em dois grupos conforme os índices de apnéia/hiponéia por hora (IAH) (30). Os resultados mostraram um nível elevado de atividade simpática nesses pacientes. Concluímos que foi eficaz a utilização da análise de variabilidade da freqüência cardíaca na identificação do comportamento do sistema nervoso autônomo.

Palavras-chave


Insuficiência cardíaca congestiva; Sistema nervoso autônomo; Variabilidade da freqüência cardíaca.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5585/conssaude.v7i4.1380

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2008 ConScientiae Saúde

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Conscientiae Saúde
ISSN: 1677-1028
e-ISSN: 1983-9324
www.conscientiaesaude.org.br

Conscientiae Saúde ©2020 Todos os direitos reservados.