As principais alterações posturais em decorrência das cicatrizes de cirurgias plásticas

Autores

  • Marcele Melgarejo Antunes CESUMAR
  • Carla Agne Domingues UFSM

DOI:

https://doi.org/10.5585/conssaude.v7i4.1390

Palavras-chave:

Abdominoplastia, Alterações Posturais, Cicatriz, Mamoplastia Redutora.

Resumo

O objetivo neste estudo foi avaliar as principais alterações posturais no período pós-operatório, o tipo de cicatriz, o possível aparecimento de quelóides, fibroses e aderências na região cicatricial, bem como o nível de satisfação dessas pacientes em relação ao resultado da cirurgia. Todas as pacientes analisadas apresentavam cicatrizes hipertróficas, regiões com fibroses e aderências, e apenas uma delas não tinha formação de quelóides. Elas realizaram sessões de drenagem linfática manual, massagem de cyriax e ultra-som. Na avaliação postural, apresentaram algum tipo de alteração. As mais significativas foram cabeça anteriorizada, desalinhamento e rotação interna dos ombros, cifose e escoliose na coluna, principalmente na região dorsal. O posicionamento cifótico pode ter sido ocasionado pela posição antálgica adotada. Após essa avaliação, foram encaminhadas para tratamentos de correção postural como RPG, pilates e terapia manual. Acredita-se que fisioterapia, no pós-operatório imediato, proporcione uma melhora significativa na redução do inchaço e na reparação da cicatriz.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcele Melgarejo Antunes, CESUMAR

Graduada em Fisioterapia Programa de pós-graduação em Terapia Manual e Postural / CESUMAR

Carla Agne Domingues, UFSM

Professora orientadora Carla Agne Domingues, graduada em Fisioterapia pela Universidade Federal de Santa Maria (1995), especialista em Saúde Comunitária pela Universidade Luterana do Brasil (1996) e mestre em Ciência do Movimento Humano pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2002).

Downloads

Publicado

11.03.2009

Como Citar

1.
Antunes MM, Domingues CA. As principais alterações posturais em decorrência das cicatrizes de cirurgias plásticas. Cons. Saúde [Internet]. 11º de março de 2009 [citado 19º de abril de 2024];7(4):509-18. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/saude/article/view/1390

Edição

Seção

Artigos