Longitudinal changes in the molar relationship from primary to permanent dentition
DOI:
https://doi.org/10.5585/conssaude.v8i2.1640Palavras-chave:
Molar relationship, Occlusion, Primary dentition.Resumo
Preschool children (n=721) aged between 4 and 5 years were examined and 60 were selected. Two pairs of dental casts were obtained for each child. The first pair was from primary dentition before eruption of permanent first molars; the second pair had the permanent first molars in occlusion. The sample was divided into 3 groups, according to the terminal plane. The findings indicate that 55% of the group with flush terminal plane developed into Class I, 40% into Class II, and 5% into Class III molar relationship in the permanent dentition. The group with mesial step, 70% progressed to Class I, 25% to Class II, and 5% to Class III molar relationship in the permanent dentition. Finally, the group with distal step developed into Class II in the permanent dentition. It can be concluded that the terminal relationship of deciduous second molars was associated with the permanent first molars occlusion.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2009 ConScientiae Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do texto na revista;
O(s) autor(es) garantem que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
A revista não se responsabiliza pelas opiniões, idéias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
É reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação;
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional;
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.