Métodos de mensuração da dispnéia: uma revisão da literatura

Autores

  • Marcelo Velloso UNINOVE, São Paulo
  • Cleude Pinheiro Costa
  • Cristina Midori Ozeki

DOI:

https://doi.org/10.5585/conssaude.v1i0.166

Palavras-chave:

Fisioterapia, dispnéia, falta de ar, escalas, métodos de mensuração.

Resumo

Dispnéia é a dificuldade que determinados indivíduos, portadores de alguma doença pulmonar, cardíaca, metabólica ou psicogênica, têm de respirar, ou ainda a respiração desconfortável. Este sintoma, por acarretar redução das atividades funcionais, é um dos mais incapacitantes para estes pacientes. A dispnéia é um sintoma subjetivo e difícil de ser quantificado com exatidão, pois cada paciente o sente de uma forma diferente e, muitas vezes, o que é percebido pelo examinador não é a mesma sensação do paciente. Para esclarecer isso, esta pesquisa procurou reunir os métodos existentes de mensuração da dispnéia, com o objetivo de constatar qual o mais utilizado. Depois da análise de trinta e um artigos e da reunião de oito métodos que mensuram a dispnéia, concluiu-se que a escala modificada de Borg é o mais utilizado, seguido da Escala Analógica Visual, Escala do Conselho de Pesquisa Médica e Índice Basal de Dispnéia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Velloso, UNINOVE, São Paulo

Fisioterapeuta, especialista em Terapia Intensiva pela FMUSP; Mestre em Reabilitação pela UNIFESP; Doutorando em Ciências pela UNIFESP; Coordenador do curso de Fisioterapia UNINOVE.

Downloads

Publicado

02.01.2008

Como Citar

1.
Velloso M, Costa CP, Ozeki CM. Métodos de mensuração da dispnéia: uma revisão da literatura. Cons. Saúde [Internet]. 2º de janeiro de 2008 [citado 18º de abril de 2024];1:35-9. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/saude/article/view/166

Edição

Seção

Artigos