Prevalência e grau de complexidade de lesões cutâneas em pacientes diabéticos que aderem ou não às orientações do Programa de Atenção Domiciliar à Saúde (PADS)

Autores

  • Carla Manchini de Carlos Universidade Gama Filho (UGF)
  • Ana Lúcia Carneiro Lopes Universidade Gama Filho (UGF)
  • Gisele Tomazinho Fumagalli Universidade Gama Filho (UGF)
  • William Malagutti Universidade Gama Filho (UGF)
  • Anderson Sena Barnabe Universidade Nove de Julho
  • Renato Ribeiro Nogueira Ferraz Universidade Nove de Julho

DOI:

https://doi.org/10.5585/conssaude.v8i3.1703

Palavras-chave:

Adesão, Diabetes mellitus, Diminuição de lesões, PADS, Redução de custos.

Resumo

Neste estudo, objetivou-se averiguar diferenças na prevalência e no grau de complexidade de lesões periféricas entre diabéticos que aderem ou não às orientações do PADS. Foram avaliados 55 portadores de diabetes mellitus (DM), que receberam visitas domiciliares periódicas da equipe interdisciplinar composta por médicos, enfermeiros, nutricionistas, fonoaudiólogas e fisioterapeutas, visando orientar os participantes quanto à prevenção de agravos à saúde. A maior prevalência de lesões ocorreu na população com DM tipo I (dependentes de insulina). Todavia, este grupo apresentou redução considerável dos riscos no início e no decorrer do programa, demonstrando adesão às diversas orientações transmitidas. A maioria dos pacientes DM tipo II (resistentes à insulina) mantiveram riscos que mereciam um acompanhamento profissional mais rotineiro. A adesão ao PADS contribuiu para a redução de internações e amputações, o que pode significar razoável redução nos custos das operadoras de saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Manchini de Carlos, Universidade Gama Filho (UGF)

Enfermeira Coordenadora do Programa de Atenção Domiciliar a Saúde (PADS) da cidade de São Paulo. Especialista em Enfermagem Dermatológica pela Universidade Gama Filho (UGF) - SP e Pós-Graduanda em Gerontologia do Hospital Albert Einstein.

Ana Lúcia Carneiro Lopes, Universidade Gama Filho (UGF)

Enfermeira do Programa de Saúde Família - SP. Especialista em Enfermagem Dermatológica pela Universidade Gama Filho (UGF) – SP

Gisele Tomazinho Fumagalli, Universidade Gama Filho (UGF)

Enfermeira Supervisora do PADS da cidade de São Paulo. Pós Graduanda em Gestão de Saúde pelo SENAC.

William Malagutti, Universidade Gama Filho (UGF)

Enfermeiro pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) - SP, Especialista em Administração Hospitalar pelo Instituto de Pesquisas Hospitalares (IPH) - SP, Especialista em Educação em Enfermagem pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) - SP, Mestre em Administração e Comunicação pela Universidade São Marcos. Coordenador do Curso de Especialização em Saúde Pública e Programa de Saúde da Família para Enfermeiros da Universidade Gama Filho (UGF) - SP

Anderson Sena Barnabe, Universidade Nove de Julho

Biólogo, Mestre e Doutor em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da USP - Docente da Disciplina de Epidemiologia do Curso de Pós Graduação em Saúde Pública da Universidade Nove de Julho (UNINOVE) - SP , pesquisador do NESCOF (Núcleo de Estudos em Saúde da Comunidade e da Família/UNINOVE). Coordenador do curso de Ciências Biológicas da UNINOVE.

Renato Ribeiro Nogueira Ferraz, Universidade Nove de Julho

Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade do Grande ABC (UniABC) - SP. Mestre e Doutor em Nefrologia - Ciências Básicas, pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) - SP. Docente da Disciplina de Metodologia do Ensino e da Pesquisa, da Universidade Nove de Julho (UNINOVE) - SP e da Universidade Gama Filho (UGF) - SP.

Downloads

Publicado

29.10.2009

Como Citar

1.
de Carlos CM, Lopes ALC, Fumagalli GT, Malagutti W, Barnabe AS, Ferraz RRN. Prevalência e grau de complexidade de lesões cutâneas em pacientes diabéticos que aderem ou não às orientações do Programa de Atenção Domiciliar à Saúde (PADS). Cons. Saúde [Internet]. 29º de outubro de 2009 [citado 17º de julho de 2024];8(3):433-8. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/saude/article/view/1703

Edição

Seção

Artigos