Consultas de enfermagem realizadas em uma unidade de saúde da família da cidade de Atibaia – SP

Autores

  • Tamara de Moraes Cillo Universidade Nove de Julho
  • Rogério Barbosa de Deus Universidade Federal de São Paulo
  • Anderson Sena Barnabe Universidade Nove de Julho
  • Renato Ribeiro Nogueira Ferraz Universidade Nove de Julho

DOI:

https://doi.org/10.5585/conssaude.v8i4.1717

Palavras-chave:

Atendimentos, Consulta de enfermagem, Prevalência, Unidade básica de saúde.

Resumo

Objetivos: Objetivou-se quantificar e categorizar as consultas de enfermagem realizadas em uma unidade de Saúde da Família da cidade de Atibaia – SP. Método: A amostra foi composta por 78 pacientes, sendo 31 do sexo feminino, e 47, do masculino. Os dados foram agrupados de acordo com o tipo de consulta de enfermagem e categorizados da seguinte maneira: puericultura, pré-natal, papanicolau, hipertensão, diabetes e acolhimento. Resultados: Os resultados revelaram que a hipertensão arterial sistêmica e o diabetes mellitus são as principais doenças de base cujas complicações são comumente observadas nas consultas de enfermagem, sendo essas de extrema valia para um melhor prognóstico do paciente, quando conduzidas adequadamente. Conclusão: A eficácia e o profissionalismo do enfermeiro na execução do seu processo de trabalho estimula o surgimento de um importante vínculo com o paciente, contribuindo para a sistematização e otimização dos atendimentos, reduzindo custos e dispêndio de tempo. Descritores: Atendimentos; Consulta de enfermagem; Prevalência; Unidade básica de saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tamara de Moraes Cillo, Universidade Nove de Julho

Enfermeira graduada pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM) - SP. Especialista em Saúde Coletiva com ênfase em Programa de Saúde da Família pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE) - SP.

Rogério Barbosa de Deus, Universidade Federal de São Paulo

Médico pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Nefrologista pelo Hospital das Clínicas da UFMG. Mestre e Doutor em Nefrologia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Anderson Sena Barnabe, Universidade Nove de Julho

Biólogo, Mestre e Doutor em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da USP - Docente da Disciplina de Epidemiologia do Curso de Pós Graduação em Saúde Pública da Universidade Nove de Julho (UNINOVE) - SP , pesquisador do NESCOF (Núcleo de Estudos em Saúde da Comunidade e da Família/Uninove).

Renato Ribeiro Nogueira Ferraz, Universidade Nove de Julho

Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade do Grande ABC (UniABC) - SP. Mestre e Doutor em Nefrologia - Ciências Básicas, pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) - SP. Docente da Disciplina de Metodologia do Ensino e da Pesquisa, do Curso de Pós-graduação em Saúde Coletiva com Ênfase em Programa de Saúde da Família (PSF) da Universidade Nove de Julho (UNINOVE).

Downloads

Publicado

03.03.2010

Como Citar

1.
Cillo T de M, de Deus RB, Barnabe AS, Ferraz RRN. Consultas de enfermagem realizadas em uma unidade de saúde da família da cidade de Atibaia – SP. Cons. Saúde [Internet]. 3º de março de 2010 [citado 20º de abril de 2024];8(4):609-13. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/saude/article/view/1717

Edição

Seção

Artigos