Distúrbios pulmonares nos idosos e voz

Luciane Soares Costa, Marta A. de Andrada e Silva, Luciana Bertachini, Cristiane G. F. Rangel, Wilma T. M. Rezende, Luiz Roberto Ramos

Resumo


A doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) é a patologia pulmonar mais comum em adultos. Há uma correlação entre o aumento da expectativa de vida da população brasileira e o número de casos dessa doença entre os idosos. Para que se mantenha uma fonação normal, é necessário que haja um equilíbrio entre as forças aerodinâmicas (pulmões) e as forças mioelásticas (laringe). Considerando-se que os distúrbios pulmonares afetam a corrente aérea, diminuindo assim o suporte aéreo para a produção da voz, e que alguns dos medicamentos utilizados no seu tratamento podem alterar também a qualidade vocal, nota-se a necessidade de estudos mais aprofundados, a fim de que a elucidação do impacto que os distúrbios pulmonares possam ter na voz dos idosos aponte novas abordagens terapêuticas.

Palavras-chave


voz; pneumopatias; envelhecimento.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5585/conssaude.v2i0.190

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2003 ConScientiae Saúde

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Conscientiae Saúde
ISSN: 1677-1028
e-ISSN: 1983-9324
www.conscientiaesaude.org.br

Conscientiae Saúde ©2020 Todos os direitos reservados.