Programa “Odonto-Fisio” – Integração rumo a uma melhor qualidade de vida

Márcia Bianchi, Antônio Luiz Mamede Neto, Marcelo Velloso

Resumo


Atualmente os cirurgiões-dentistas sofrem grande risco quanto ao aparecimento de Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT), mais conhecidos por Lesões por Esforços Repetitivos (LER), devido principalmente a extensas jornadas de trabalho e à postura incorreta durante os atendimentos. A revisão da literatura mostra que a maioria dos trabalhos tem como preocupação as formas de reabilitação do profissional, ou seja, encontrar formas que permitam que ele possa continuar suas atividades sem agravamento do quadro clínico. O Centro Universitário Nove de Julho – UNINOVE inicia um programa de prevenção inédito, integrando os cursos de Odontologia e Fisioterapia. Tal trabalho baseia-se na prática adotada por grandes empresas, em que a chamada ‘ginástica laboral’ integra o cotidiano dos participantes no próprio local de trabalho. O “Programa Odonto-Fisio” pretende implantar a ginástica laboral como rotina nas atividades realizadas pelos acadêmicos do curso de Odontologia, em laboratório e na clínica, sob orientação dos professores e acadêmicos do curso de Fisioterapia, que realizarão a avaliação postural de cada participante para, posteriormente, determinar quais os exercícios mais adequados às suas atividades. Por outro lado, o Programa pretende iniciar uma sólida linha de pesquisas por meio da integração dos cursos, ampliando o programa de iniciação científica e incentivando a produção e a integração acadêmicas.

Palavras-chave


distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho; lesões por esforços repetitivos; prevenção de doenças ocupacionais; fisioterapia preventiva; ginástica laboral.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5585/conssaude.v2n0.192

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2003 ConScientiae Saúde

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Conscientiae Saúde
ISSN: 1677-1028
e-ISSN: 1983-9324
www.conscientiaesaude.org.br

Conscientiae Saúde ©2020 Todos os direitos reservados.