A intervenção “Ensino do cuidado com os pés” para pessoas com diabetes: ensaio clínico randomizado

Lidiane Aparecida Monteiro, Denise Hollanda Iunes, Ana Emília Pace, Denismar Alves Nogueira, João Batista Moreira, Érika de Cássia Lopes Chaves

Resumo


Introdução: pessoas com diabetes possuem risco aumentado para o desenvolvimento de morbidades nos membros inferiores, o que está relacionado a amputações.
Objetivo: analisar o efeito da intervenção “Ensino do Cuidado com os Pés”, realizada por meio de visitas domiciliares, na integridade tissular, no conhecimento sobre as atividades de autocuidado e na intenção de cuidar dos pés.
Método: ensaio clínico paralelo, de mascaramento único e randomizado com taxa de alocação de 1:1, desenvolvido com pessoas com Diabetes tipo 2. O desfecho primário está relacionado a avaliação da integridade tissular e o secundário, ao conhecimento sobre as atividades de autocuidado e à intenção em realizar cuidados com os pés.
Resultados: Participaram do estudo 72 pessoas, divididas em grupo controle e tratado. O grupo controle apresentou diferença significativa (p=<0,05) nos indicadores de pele e anexo, circulação, sensibilidade, conhecimento e intenção de cuidar dos pés.
Conclusão: “Ensino do Cuidado com os Pés” é uma estratégia que pode influenciar os indicadores de comprometimento dos pés. nº 20376013.2.0000.5142

 


Palavras-chave


Pé diabético; Diabetes mellitus; Educação em saúde; Enfermagem

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DOI: https://doi.org/10.5585/20.2021.19889

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