Abordagem hidroterapêutica em fortalecimento muscular para pacientes portadores de distrofia miotônica de Steinert – uma revisão bibliográfica

Taís Carenzi, Márcia Bauer Cunha

Resumo


A distrofia miotônica de Steinert é uma afecção neuromuscular progressiva que representa a forma mais freqüente de distrofia muscular no adulto, transmitida por herança autossômica dominante, com alteração no braço longo do cromossomo 19. Na evolução da doença, aparece a fraqueza muscular progressiva, ocasionando grande debilidade na realização das atividades diárias. Em relação ao tratamento, a fisioterapia demonstra ser útil principalmente para manutenção e/ou ganho de força muscular. Quando realizado em piscina terapêutica, o tratamento recebe um reforço, graças às propriedades físicas da água, que geram grandes benefícios fisiológicos e terapêuticos. Neste trabalho, procurou-se abordar um programa de hidroterapia para pacientes com esse tipo de distrofia, direcionado à manutenção e/ou aumento da força muscular, por meio de uma revisão bibliográfica dos estudos científicos sobre a questão. Os estudos sobre fortalecimento muscular na doença de Steinert evidenciaram melhores resultados terapêuticos em pacientes com perda de força muscular de leve a moderada, ao serem submetidos a exercícios de resistência moderada em ambiente aquático. Concluiu-se que os exercícios de fortalecimento muscular com base em uma avaliação minuciosa são fundamentais para a manutenção da qualidade de vida dos pacientes com DNM. A hidroterapia representa uma forma de tratamento propícia para esses exercícios, oferecendo maior liberdade de movimento aos pacientes.

Palavras-chave


doenças neuromusculares; distrofia miotônica de Steinert; hidroterapia; fortalecimento muscular.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5585/conssaude.v2i0.200

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2003 ConScientiae Saúde

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Conscientiae Saúde
ISSN: 1677-1028
e-ISSN: 1983-9324
www.conscientiaesaude.org.br

Conscientiae Saúde ©2020 Todos os direitos reservados.