Caracterização e tempo da atividade funcional de sentar e levantar da cadeira por meninos saudáveis
Michele Emy Hukuda, Renata Escorcio, Lílian Aparecdia Yoshimura Fernandes, Eduardo Vital de Carvalho, Fátima Aparecida Caromano
Resumo
Introdução: As pesquisas sobre a atividade funcional de sentar na cadeira, contrárias à de levantar, são pobremente estudadas, criando uma lacuna na geração de padrões de comparação em casos de disfunções. Objetivo: Caracterizar a atividade funcional do sentar e o tempo de execução do sentar e levantar da cadeira por meninos saudáveis. Métodos: Participaram do estudo 37 meninos saudáveis que foram filmados realizando a atividade, totalizando 111 observações e registros. Foi cronometrado o tempo da atividade proposta. Resultado: Este estudo demonstrou que a atividade funcional de sentar na cadeira possui três fases. A média cronometrada do sentar foi 1,07s, e 1,01s, para o levantar. Conclusão: Encontrou-se um padrão de similaridade entre os meninos estudados para o sentar na cadeira, observando que o movimento de cabeça pode acontecer ou não e o uso de apoios é comum. Não houve diferença no tempo de execução entre o sentar e o levantar.
Palavras-chave
Atividade motora, Criança, Fisioterapia (Especialidade).
DOI:
https://doi.org/10.5585/conssaude.v9i3.2258
Apontamentos
Direitos autorais 2010 ConScientiae Saúde

Esta obra está licenciada sob uma licença
Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.
Conscientiae Saúde
ISSN: 1677-1028
e-ISSN: 1983-9324
www.conscientiaesaude.org.br
Conscientiae Saúde ©2020 Todos os direitos reservados.