Quedas de idosos em uma clínica-escola: prevalência e fatores associados

Autores

  • Renata Antunes Lopes UFMG, UIT, Belo Horizonte.
  • Bárbara Santos do Amaral Carvalho
  • Daniela Magalhães Pereira Mourão
  • Maíra Gomes Dias
  • Natália Corradi Drumond Mitre Universidade de Itaúna
  • Guilherme Almada Morais

DOI:

https://doi.org/10.5585/conssaude.v9i3.2327

Palavras-chave:

Fatores associados, Idoso, Prevalência, Quedas.

Resumo

Introdução: As alterações decorrentes do processo de envelhecimento tornam o idoso mais susceptível a eventos incapacitantes, dentre eles as quedas. Objetivo: Analisar a prevalência de quedas nos idosos da Clínica-Escola da Universidade de Itaúna e os fatores de risco associados. Métodos: Estudo transversal com amostra de 118 idosos com 60 anos ou mais. Foi aplicado um questionário estruturado contendo questões sociodemográficas sobre saúde, quedas e segurança doméstica. Foram utilizados análise descritiva e teste Qui-quadrado. Resultados: Houve prevalência de quedas em 27,1% da amostra, 75% dos caidores possuíam entre 60 e 75 anos, e 62% eram mulheres. Em relação ao evento queda, 72% foram acidentais, 75% ocorreram no período diurno, e 59% e 75% relataram medo de cair dentro e fora de casa, respectivamente. A iluminação inadequada foi fator de risco extrínseco estatisticamente significativo. Conclusões: Sugere-se que as quedas dos idosos estudados ocorreram, principalmente, por fatores extrínsecos, ressaltando-se a iluminação deficiente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Antunes Lopes, UFMG, UIT, Belo Horizonte.

1Fisioterapeuta. Especialista em Fisioterapia com ênfase em Geriatria e Gerontologia – UFMG. Preceptora da Clínica-escola de Fisioterapia – UIT. Belo Horizonte, MG – Brasil.

Downloads

Publicado

30.09.2010

Como Citar

1.
Lopes RA, Carvalho BS do A, Mourão DMP, Dias MG, Mitre NCD, Morais GA. Quedas de idosos em uma clínica-escola: prevalência e fatores associados. Cons. Saúde [Internet]. 30º de setembro de 2010 [citado 18º de abril de 2024];9(3):381-8. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/saude/article/view/2327

Edição

Seção

Ciências aplicadas