Hiper-homocisteinemia como fator de risco cardiovascular

Autores

  • Mayara Storel Beserra de Moura Prefeitura Municipal de Prata do Piauí
  • Maria do Carmo de Carvalho e Martins Universidade Federal do Piauí
  • Manoel Dias de Souza Filho Universidade Federal do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.5585/conssaude.v10i1.2385

Palavras-chave:

Doenças cardiovasculares, Doenças vasculares, Hiper-homocisteinemia.

Resumo

Introdução: A hiper-homocisteinemia tem sido apontada como fator de risco para doença vascular periférica. Objetivo: Realizar uma revisão de literatura sobre a homocisteína como fator de risco para doenças cardiovasculares. Método: Foi realizada uma pesquisa bibliográfica descritiva nas bases de dados SciELO e PubMed. Resultados: Incluíram-se 22 artigos na revisão de literatura. Alguns estudos têm demonstrado associação entre a hiper-homocisteinemia e risco cardiovascular, colocando-a como um importante fator de risco para doenças vasculares da atualidade. Contudo, não foram encontrados estudos conclusivos que a demonstrassem como um fator independente de risco dessa natureza. Para alguns autores ela pode ser decorrente de um evento vascular prévio e não um fator de risco. Conclusão: Embora diversos estudos mostrem associação entre a hiper-homocisteinemia e risco cardiovascular, pesquisas adicionais são necessárias para esclarecer se tal alteração é causa ou consequência de doenças cardiovasculares, bem como elucidar os mecanismos pró-ateroscleróticos relacionados com a hiper-homocisteinemia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mayara Storel Beserra de Moura, Prefeitura Municipal de Prata do Piauí

Especialista em Nutrição Clinica. Nutricionista da Prefeitura Municipal de Prata do Piauí.

Maria do Carmo de Carvalho e Martins, Universidade Federal do Piauí

Doutora em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professora do Programa de Pós-Graduação em Alimentos e Nutrição da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Professora do Departamento de Biofísica e Fisiologia-UFPI e da Faculdade NOVAFAPI – Teresina-PI.

Manoel Dias de Souza Filho, Universidade Federal do Piauí

M

Downloads

Publicado

31.03.2011

Como Citar

1.
Moura MSB de, Martins M do C de C e, Souza Filho MD de. Hiper-homocisteinemia como fator de risco cardiovascular. Cons. Saúde [Internet]. 31º de março de 2011 [citado 19º de abril de 2024];10(1):181-5. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/saude/article/view/2385

Edição

Seção

Revisões de literatura