Dentes natais – relato de caso clínico

Autores

  • Mara Lilian Sevalho Universidade Federal do Amazonas
  • Simone Assayag Hanan universidade federal do amazonas
  • Ary de Oliveira Alves Filho universidade federal do amazonas
  • Pollyanna de Oliveira Medina universidade federal do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.5585/conssaude.v10i1.2522

Palavras-chave:

Dentes natais, Odontopediatria, Tratamento.

Resumo

Introdução Dentes natais são aqueles presentes na cavidade oral no nascimento. Aparecem comumente na mandíbula, podendo interferir na alimentação. Objetivo: Relatar o caso clínico de um paciente de vinte e quatro meses de vida, do gênero masculino, levado pela mãe à clínica de odontopediatria, com dificuldade de alimentação. Método: Durante a anamnese, a mãe relatou a presença de dentes no lactente, desde o nascimento, e a perda de peso. Ao ser submetido a exame clínico, observaram-se dois dentes na região de incisivos inferiores, com bastante mobilidade. Em seguida, ao ser submetido a exame radiográfico, constatou-se que eram os dentes 71 e 81. Resultado: Optou-se por extraí-los, pois não estavam bem implantados, havendo o risco de aspiração pelo bebê. Após dez dias, verificou-se que houve ganho de peso e a abordagem mostrou-se indicada e eficaz. Conclusão A decisão de tratamento depende do conhecimento científico do cirurgião-dentista, da avaliação radiográfica, do grau de mobilidade dentária e da avaliação da amamentação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mara Lilian Sevalho, Universidade Federal do Amazonas

Graduanda da Faculdade de Odontologia -UFAM

Simone Assayag Hanan, universidade federal do amazonas

Professora da disciplina de Odontopediatria da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Especialista em Odontopediatria (UFRJ) e Odontologia para Portadores de Necessidades Especiais (CFO). Mestre em Patologia Tropical- Cariologia (UFAM)

Ary de Oliveira Alves Filho, universidade federal do amazonas

Professor Mestre da Disciplina de Odontopediatria da Universidade Federal do Amazonas-UFAM

Pollyanna de Oliveira Medina, universidade federal do Amazonas

Professora Especialista da Disciplina de Odontopediatria da Universidade Federal do Amazonas-UFAM

Downloads

Publicado

31.03.2011

Como Citar

1.
Sevalho ML, Hanan SA, Alves Filho A de O, Medina P de O. Dentes natais – relato de caso clínico. Cons. Saúde [Internet]. 31º de março de 2011 [citado 19º de abril de 2024];10(1):160-5. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/saude/article/view/2522

Edição

Seção

Estudos de casos