Equilíbrio e arco plantar no balé clássico

Autores

  • Tatiana Thiesen Universidade Estadual do Centro-Oeste
  • Alberto Sumiya Universidade Estadual do Centro-Oeste

DOI:

https://doi.org/10.5585/conscientiaesaude/2011/v10n1/2550

Palavras-chave:

Dança, Equilíbrio, Pé.

Resumo

Introdução: A capacidade de permanecer em posição ortostática e desenvolver movimento é decorrente da presença do equilíbrio e da manutenção da base de sustentação fornecida pelos pés. Objetivo: Verificar o equilíbrio corporal e o tipo de arco plantar de praticantes de balé clássico. Métodos: Amostra composta por 15 sujeitos, que foram divididos em dois grupos denominados: básico e intermediário. A verificação do equilíbrio realizou-se por meio de plataforma de pressão e a classificação do arco por decalque feito em plantígrafo. Resultados: Não houve diferença estatisticamente significante (p=0,173) entre as velocidades de oscilação dos grupos avaliados. Houve predominância de pés cavos na amostra geral com maior suporte de peso em antepé bilateral. Conclusão: Houve predominância de pés cavos, porém não foi possível estabelecer uma correlação entre equilíbrio e tipo de arco plantar para a amostra pesquisada. Não se evidenciou também diferença significativa nas velocidades de oscilação entre o nível básico e intermediário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tatiana Thiesen, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Discente do curso de Fisioterapia da UNICENTRO.

Alberto Sumiya, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Professor Mestre do Departamento de Fisioterapia da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), na cidade de Guarapuava/PR. Doutorando em Motricidade Humana pela UNESP de Rio Claro/SP.

Downloads

Publicado

31.03.2011

Como Citar

1.
Thiesen T, Sumiya A. Equilíbrio e arco plantar no balé clássico. Cons. Saúde [Internet]. 31º de março de 2011 [citado 28º de março de 2024];10(1):138-42. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/saude/article/view/2550

Edição

Seção

Ciências aplicadas