Condromalácia patelar: análise de quatro testes clínicos

Autores

  • Graziela Morgana Silva Tavares Universidade Federal do Pampa - Unipampa
  • Ana Cristhina de Oliveira Brasil UNIFOR
  • Paula Martins Nunes UDESC
  • Natália Lupinacci Costa UNIVALI
  • Graziela De Gasperi UDESC
  • Lisiane Piazza Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Gilmar Moraes Santos UDESC

DOI:

https://doi.org/10.5585/conscientiaesaude/2011/v10n1/2553

Palavras-chave:

Condromalácia patelar, Exame físico, Joelho, Patela.

Resumo

Introdução: Condromalácia patelar (CP) é a perda da cartilagem de uma ou mais porções da patela, agravada por atividades que aumentam a compressão entre a patela e o fêmur. Objetivo: Analisar quatro testes clínicos para CP em indivíduos com e sem CP. Método: Foram avaliados 52 indivíduos: 28 com condromalácia e 24 sem. O diagnóstico foi determinado por raio-x (22), ressonância magnética (9) e ultrassom (4). Foi feita anamnese e exame físico, onde aplicaram-se os testes de Waldron (TW), apreensão patelar (AP), Sinal de Frund (SF) e Sinal de Clarke (SC). Resultados: SF e SC identificaram o maior número de sujeitos (12) com CP, seguido do TW (10) e o AP (7). Entretanto, os testes também evidenciaram resultados falso-positivos (SC – 12; SF – 4; TW – 2 e AP -1) Conclusão: Os testes clínicos utilizados nesse estudo foram inconsistentes, evidenciando resultados falso-positivos, sugerindo cautela na sua utilização como indicadores da CP.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Graziela Morgana Silva Tavares, Universidade Federal do Pampa - Unipampa

graduação em fisioterapia pela Universidade de Fortaleza (2005) e mestrado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2010) . Atualmente é Docente do curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Pampa. Tem experiência na área de Fisioterapia, com ênfase em BIOMECÂNICA. Atuando principalmente nos seguintes temas: Deficientes visuais, Equilíbrio, Postura.

Ana Cristhina de Oliveira Brasil, UNIFOR

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade de Fortaleza (1988), especialização em Tecnologia Educacional pela Universidade de Fortaleza (1995), Especialista em Fisioterapia Traumato-ortopedica Funcional pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocuapcional (2007) e Mestrado em Saúde Pública pela Universidade Federal do Ceará (2002). Atualmente é professora adjunto nível 1 da Universidade de Fortaleza, professora assistente II da ESTÀCIO/FIC - Faculdade Integrada do Ceará/ e fisioterapeuta plantonista do Instituto Dr José Frota. Exerceu cargos de vice- presidente do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupaciona (COFFITO)l, vice-presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Sexta Região (CREFITO-6). É Conselheira NAcional de saúde na 1ª Suplência representando a Federação Nacional dos Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais (FENAFITO) no Conselho Nacional de Saúde (CNS) , Coordenadora do Fórum de Entidades Nacionais de Trabalhadores na Área da Saúde (FENTAS)/ FENAFITO, Coordenadora Adjunta da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador do CNS, membro efetivo da Comissão Intersetorial de Praticas Integrativas e Complementares do SUS no CNS representando a Asssociação Brasileira de Ensino em Fisioterapia (ABENFISIO), Conselheira Efetiva do CREFITO-6. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Pública, no Controle Social, Orçamento e Financiamento da Saúde, Praticas Integrativas e Complementares na Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: Saúde do trabalhador e ergonomia, Cinesiologia e Biomecânica, Fisioterapia hospitalar traumato-ortopedica funcional.

Paula Martins Nunes, UDESC

Graduação em andamento em Bacharelado em Fisioterapia . Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.

Natália Lupinacci Costa, UNIVALI

Graduada em Fisioterapia pela Universidade Tiradentes (UNIT), Especialista em Fisioterapia Ortopédica, Traumatológica e Desportiva (INSPIRAR-CESUMAR), Especialista em Medicina Tradicional Chinesa - Acupuntura (UNISAUDE), Mestre em Saúde e Gestão do trabalho pelo programa da UNIVALI

Graziela De Gasperi, UDESC

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal de Santa Maria (2007). Tem experiência na área de Fisioterapia,com Pós-graduação stricto sensu em Ciências do Movimento Humano-Biomecânica, Pós-graduação lato sensu em Fisioterapia Dermato-funcional e Cosmetologia e Curso de Pilates Completo

Lisiane Piazza, Universidade do Estado de Santa Catarina

Fisioterapeuta graduada pela Universidade de Passo Fundo (UPF), mestranda em Ciências do Movimento Humano na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, SC, Brasil.

Gilmar Moraes Santos, UDESC

possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal de Santa Maria (1993), graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria (1987), Mestrado em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (1998) e Doutorado em Fisioterapia pela Universidade Federal de São Carlos (2006). Atualmente é professor Associado nível 5 da Universidade do Estado de Santa Catarina. Tem experiência na área de Fisioterapia e Educação Física, com ênfase em Ortopedia e Traumatologia, atuando principalmente nos seguintes temas: fisioterapia, análise da marcha, biomecânica clínica, tratamento fisioterapêutico e síndrome de dor fêmoropatelar.

Downloads

Publicado

31.03.2011

Como Citar

1.
Tavares GMS, Brasil AC de O, Nunes PM, Costa NL, De Gasperi G, Piazza L, et al. Condromalácia patelar: análise de quatro testes clínicos. Cons. Saúde [Internet]. 31º de março de 2011 [citado 7º de julho de 2024];10(1):77-82. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/saude/article/view/2553

Edição

Seção

Ciências aplicadas