Opinião dos alunos de graduação em Fisioterapia sobre o uso do wiki como ferramenta auxiliar na aprendizagem

José Erickson Rodrigues, José Daniel Nunes de Almeida, Orisvaldo Wesley Nicácio de Lima, Almir Vieira Dibai Filho, Cid André Fidelis de Paula Gomes

Resumo


Introdução: O termo wiki significa espaço coletivo de compartilhamento de saberes. Objetivo: Verificar a opinião dos alunos de um curso de Fisioterapia com relação ao uso do wiki como ferramenta auxiliar na aprendizagem. Métodos: Estudo realizado em uma instituição de ensino superior de Maceió, Alagoas, com 46 acadêmicos de Fisioterapia matriculados na disciplina de Fisioterapia Neurológica II. Cada aluno respondeu a um questionário previamente elaborado, abordando o perfil do entrevistado, aspectos da relação homem-máquina, e aspectos relacionados à interação dos entrevistados com a ferramenta wiki. Resultados: Verificou-se um predomínio de alunos do sexo feminino, com idades entre 21 e 30 anos, pertencentes à classe média. Os avaliados consideraram a ferramenta wiki como de fácil uso, caracterizando-a como uma experiência positiva, que estimula a revisão dos assuntos abordados na disciplina. Conclusão: A inserção da ferramenta wiki no ensino em Fisioterapia é uma iniciativa que gera benefícios para os acadêmicos.

Palavras-chave


Educação médica; Tecnologia educacional; Internet.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5585/conssaude.v10i3.2572

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2011 ConScientiae Saúde

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Conscientiae Saúde
ISSN: 1677-1028
e-ISSN: 1983-9324
www.conscientiaesaude.org.br

Conscientiae Saúde ©2020 Todos os direitos reservados.