Desempenho motor de escolares com idade entre 11 e 14 anos de Florianópolis-SC

Autores

  • Erika Morgana Félix do Nascimento Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Andressa Ribeiro Contreira Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Thais Silva Beltrame Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5585/conssaude.v10i2.2590

Palavras-chave:

Estudantes, Saúde Escolar, Atividade Motora.

Resumo

Objetivo: Avaliar o desempenho motor de escolares, com idade entre 11 e 14 anos, de Florianópolis, SC. Métodos: Participaram deste estudo 40 escolares, de ambos os sexos, sendo todos avaliados por meio do MABC-2. Resultados: A maioria dos estudantes apresentou desenvolvimento motor típico. Os meninos mostraram melhor atuação nas habilidades totais do que as meninas. A performance das meninas, nas categorias de habilidade equilíbrio e lançar e receber, foi levemente superior a dos meninos. Já nas tarefas de destreza manual os meninos tiveram melhor desempenho, não havendo diferença estatisticamente significativa. Conclusão: É importante que os profissionais responsáveis por escolares realizem avaliações motoras como estratégias para melhorar o conteúdo das aulas de educação física e para ajudar o aluno em caso de atraso no seu desenvolvimento. Sugere-se que futuros estudos contemplem a análise de variáveis psicossociais que, em conjunto com o desenvolvimento motor, podem ser responsáveis pelas dificuldades de movimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Erika Morgana Félix do Nascimento, Universidade do Estado de Santa Catarina

Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Especialista em Psicomotricidade pela Istituto de Dados do Amazonas - IDAAM/Gama Filho. Mestranda em Ciências do Movimento Humano pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC.

Andressa Ribeiro Contreira, Universidade do Estado de Santa Catarina

Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria- UFSM. Especialista em Atividade Física, desempenho motor e Saúde pela Universidade Federal de Santa Maria- UFSM. Mestranda em Ciências do Movimento Humano pela Universidade do Estado de Santa Catarina.

Thais Silva Beltrame, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutorado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (2000). Professora do Programa de Pós-graduação em Ciências do Movimento Humano da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC.

Downloads

Publicado

07.07.2011

Como Citar

1.
Nascimento EMF do, Contreira AR, Beltrame TS. Desempenho motor de escolares com idade entre 11 e 14 anos de Florianópolis-SC. Cons. Saúde [Internet]. 7º de julho de 2011 [citado 26º de abril de 2024];10(2):231-8. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/saude/article/view/2590

Edição

Seção

Ciências aplicadas