Desempenho motor de escolares com idade entre 11 e 14 anos de Florianópolis-SC

Erika Morgana Félix do Nascimento, Andressa Ribeiro Contreira, Thais Silva Beltrame

Resumo


Objetivo: Avaliar o desempenho motor de escolares, com idade entre 11 e 14 anos, de Florianópolis, SC. Métodos: Participaram deste estudo 40 escolares, de ambos os sexos, sendo todos avaliados por meio do MABC-2. Resultados: A maioria dos estudantes apresentou desenvolvimento motor típico. Os meninos mostraram melhor atuação nas habilidades totais do que as meninas. A performance das meninas, nas categorias de habilidade equilíbrio e lançar e receber, foi levemente superior a dos meninos. Já nas tarefas de destreza manual os meninos tiveram melhor desempenho, não havendo diferença estatisticamente significativa. Conclusão: É importante que os profissionais responsáveis por escolares realizem avaliações motoras como estratégias para melhorar o conteúdo das aulas de educação física e para ajudar o aluno em caso de atraso no seu desenvolvimento. Sugere-se que futuros estudos contemplem a análise de variáveis psicossociais que, em conjunto com o desenvolvimento motor, podem ser responsáveis pelas dificuldades de movimento.

Palavras-chave


Estudantes; Saúde Escolar; Atividade Motora.

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DOI: https://doi.org/10.5585/conssaude.v10i2.2590

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