Análise comparativa do perfil de diabéticos usuários de Unidades Básicas de Saúde

Autores

  • Clara Silvana Weiler Miralles UNIVATES
  • Simone Morelo Dal Bosco UNIVATES
  • Claudete Rempel UNIVATES

DOI:

https://doi.org/10.5585/conssaude.v10i3.2592

Palavras-chave:

Antropometria, Diabetes mellitus, Consumo alimentar.

Resumo

Introdução: Com o aumento da expectativa de vida da população, cresce o número de doenças crônicas, entre elas o diabetes, que tem se tornado um grave problema de saúde pública. Objetivo: Descrever a análise comparativa dos perfis sócio-demográfico, nutricional e bioquímico de diabéticos usuários de Unidades Básicas de Saúde. Métodos: A amostra foi constituída por 24 diabéticos. Foram realizados exames bioquímicos e avaliação nutricional. Por meio de questionário foi verificado consumo alimentar de 24 horas e o perfil sócio-demográfico. Resultados: Houve redução da creatinina (p<0,001) e aumento da hemoglobina glicada (p=0,004). Em relação ao consumo alimentar, cálcio, sódio e potássio apresentaram diferença significativa, quando comparadas as quantidades ingeridas com os valores de referência. Conclusão: Destacou-se prevalência de sobrepeso e obesidade nos dois momentos avaliados, além de inadequação do consumo de micronutrientes em relação aos valores recomendados para grupos populacionais. Constatou-se aumento da hemoglobina glicada e redução de creatinina no fim do estudo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Simone Morelo Dal Bosco, UNIVATES

Doutora em Medicina e Ciências da Saúde - Ênfase em Clínica Cirúrgica - Síndrome Metabólica e Obesidade Mórbida PUC RS ( 2009). Mestrado em Gerontologia Biomédica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2006),Especialização em Nutrição em Dietética (2002).Atualmente cursando pós graduação Latu Sensu em Educação e Saúde: Processos de Mudança na Formação dos Profissionais de Saúde.UNIVATES - UFRGS- Educa Saúde e Gestão Universitária - UNIVATES . Possui graduação em Nutrição pelo Instituto Metodista de Educacao e Cultura (1998) e Atualmente é professora Adjunta e coordenadora do curso de graduação em Nutrição do Centro Universitário Univates. Coordenadora do curso de especialização do Centro Universitário Univates, Professora dos cursos de Pós Graduação do Instituto de pesquisa do Hospital Moinhos de Vento: cursos de Nutrição Materno Infantil e Aterosclerose. Atuou 9 anos como nutricionista assistencial do Hospital Moinhos de Vento e reponsável pelo lactário. Sempre atuou concomitante com temas ligados a empreendedorismo, marketing e Unidade de Alimentação e Nutrição, sendo responsável por 9 anos,pela Nutrição da merenda lanches, na Instituição São Judas Tadeu POA RS - atua principalmente nos seguintes temas: alimentação materno infantil, gerontologia , lactário, emreendedorismo, Nutrição gestão. Autora - Organizadora dos Livros: Nutrição da Mulher: Uma abordagem Nutricional da Saúde à Doença pela editora Metha ( 2010), Terapia Nutricional em Pediatria pela editora Atheneu ( 2010) e Métodos Práticos para Cálculos de Dietas, editora UNIVATES (2007)

Claudete Rempel, UNIVATES

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Habilitação Plena em Biologia pelo Centro Universitário UNIVATES (1997), mestrado em Sensoriamento Remoto pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000) e doutorado em Ecologia (UFRGS). Cursou duas especializações: Planejamento Energérico e Ambiental (UFRGS) e Gestão Universitária (UNIVATES). Está cursando outra Especialização em Educação e Saúde (UFRGS). Atualmente é professora titular, coordenadora da Pós-Graduação Stricto Sensu e dos Cursos de Ciências Biológicas - Bacharelado e Licenciatura do Centro Universitário UNIVATES. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Sensoriamento Remoto e Ecologia de Paisagem, e também tem experiência na área de Educação e Saúde (Saúde Coletiva) atuando principalmente nos seguintes temas: ecologia da paisagem e análise ambiental e na área de Saúde Coletiva, com ênfase em fitoterápicos e saúde.

Downloads

Publicado

30.09.2011

Como Citar

1.
Miralles CSW, Dal Bosco SM, Rempel C. Análise comparativa do perfil de diabéticos usuários de Unidades Básicas de Saúde. Cons. Saúde [Internet]. 30º de setembro de 2011 [citado 20º de abril de 2024];10(3):449-5. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/saude/article/view/2592

Edição

Seção

Ciências aplicadas