Universidades e envelhecimento: ações de marketing em seus projetos para idosos

Autores

  • Inês Amanda Streit Universidade Federal de Santa Maria
  • Marco Aurélio de Figueiredo Acosta Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5585/conssaude.v10i2.2642

Palavras-chave:

Atividade física, Envelhecimento, Marketing social, Universidades.

Resumo

Objetivo: Neste estudo, objetivou-se analisar as ações de marketing de instituições de ensino superior, no Brasil, nos programas de atividade física para idosos. Métodos: Para tanto, foram investigadas sete universidades pioneiras no trabalho “Universidades da Terceira Idade”, por meio de questionário, encaminhado via on-line, e respondido pelos coordenadores dos programas. Resultados: De acordo com os resultados, o marketing social ocorre como consequência de um trabalho planejado e direcionado para essa população, o que motiva a permanência dos idosos. Conclusão: Verificou-se que os programas de atividade física oferecidos pelas IES efetivaram-se e atendem uma parcela significativa da população; no entanto, é necessário multiplicar essas experiências com a implementação de novos programas que atendam a demanda existente.

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Biografia do Autor

Inês Amanda Streit, Universidade Federal de Santa Maria

Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Especialista em Atividade Física, Desempenho Motor e Saúde - UFSM.

Marco Aurélio de Figueiredo Acosta, Universidade Federal de Santa Maria

Doutor em Ciência do Movimento Humano pela Universidade de Santa Maria, RS Professor Adjunto da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, Santa Maria, RS

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Publicado

07.07.2011

Como Citar

1.
Streit IA, Acosta MA de F. Universidades e envelhecimento: ações de marketing em seus projetos para idosos. Cons. Saúde [Internet]. 7º de julho de 2011 [citado 29º de março de 2024];10(2):305-11. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/saude/article/view/2642

Edição

Seção

Ciências aplicadas