Impacto de 24 semanas de treinamento com pesos na composição corporal de idosas

Matheus Amarante do Nascimento, Renata Selvatici Borges Januário, João Paulo de Aguiar Greca, Aline Mendes Gerage, Arli Ramos de Oliveira, Fábio Luiz Cheche Pina

Resumo


Introdução: O envelhecimento está atrelado a modificações nos sistemas biológicos do organismo, como a redução da massa muscular e o aumento da gordura corporal, o que pode comprometer a qualidade de vida de idosos. Assim, a prática do treinamento com pesos (TP) tem sido recomendada como alternativa para atenuar tais reduções. Objetivo: investigar o impacto de 24 semanas de TP sobre a composição corporal (CC) de idosas. Métodos: Vinte e duas idosas foram divididas igualmente em grupos de treinamento (GT) e controle (GC). O GT realizou o TP três vezes por semana, e o GC, um programa de alongamento duas vezes por semana. A CC foi avaliada por bioimpedância elétrica. Resultados: Observou-se redução estatisticamente significativa na massa livre de gordura (-3%, P<0,05); água corporal total (-3%, P<0,05) e taxa metabólica basal (-2%, P<0,05) do GC. Não houve alterações significativas para o GT nessas variáveis. Conclusão: o TP pode contribuir para a manutenção dos componentes da CC em idosas.

Palavras-chave


Programa de fortalecimento por levantamento de peso, Envelhecimento, Composição corporal.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5585/conssaude.v11n1.2669

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2012 ConScientiae Saúde

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Conscientiae Saúde
ISSN: 1677-1028
e-ISSN: 1983-9324
www.conscientiaesaude.org.br

Conscientiae Saúde ©2020 Todos os direitos reservados.