Protocolo de treinamento muscular inspiratório pré-operatório em cirurgia cardíaca eletiva: estudo piloto

Raíssa de Oliveira Borja, Tania Fernandes Campos, Karilin Tereza Santiago de Oliveira, Diana Amélia de Freitas, Karla Morganna Pereira Pinto de Mendonça

Resumo


Introdução: Indivíduos com fraqueza muscular respiratória no pré-operatório de cirurgia cardíaca possuem maior risco de desenvolver complicações pulmonares pós-operatórias. Objetivo: Avaliar um protocolo pré-operatório de treinamento muscular inspiratório para indivíduos que iriam submeter-se à revascularização do miocárdio. Métodos: Doze pacientes foram divididos em grupo controle e de treinamento muscular inspiratório. Utilizaram-se o Threshold®IMT, com carga de 30% da PImáx, reajustada a cada três dias, totalizando 15 dias de treinamento, e o teste de normalidade Shapiro-Wilk. As comparações de médias foram realizadas por meio do teste “t” de Student pareado e não pareado. Resultados: Constatou-se um ganho de 37cmH2O e de 33cmH2O para as pressões inspiratória e expiratória máximas, respectivamente, ao comparar os valores antes e após o treinamento, sendo significativo a partir do terceiro dia de treino. Conclusão: O protocolo testado neste estudo mostrou-se eficaz para aumentar a força muscular pré-operatória a partir do terceiro dia de treinamento domiciliar.

Palavras-chave


Cirurgia torácica; Exercícios respiratórios; Músculos respiratórios; Revascularização miocárdica.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5585/conssaude.v11n2.2943

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2012 ConScientiae Saúde

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Conscientiae Saúde
ISSN: 1677-1028
e-ISSN: 1983-9324
www.conscientiaesaude.org.br

Conscientiae Saúde ©2021 Todos os direitos reservados.

Esta obra está licenciado com uma Licença 
Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional