Protocolo de treinamento muscular inspiratório pré-operatório em cirurgia cardíaca eletiva: estudo piloto

Autores

  • Raíssa de Oliveira Borja Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Tania Fernandes Campos Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Karilin Tereza Santiago de Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Diana Amélia de Freitas Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Karla Morganna Pereira Pinto de Mendonça Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.5585/conssaude.v11n2.2943

Palavras-chave:

Cirurgia torácica, Exercícios respiratórios, Músculos respiratórios, Revascularização miocárdica.

Resumo

Introdução: Indivíduos com fraqueza muscular respiratória no pré-operatório de cirurgia cardíaca possuem maior risco de desenvolver complicações pulmonares pós-operatórias. Objetivo: Avaliar um protocolo pré-operatório de treinamento muscular inspiratório para indivíduos que iriam submeter-se à revascularização do miocárdio. Métodos: Doze pacientes foram divididos em grupo controle e de treinamento muscular inspiratório. Utilizaram-se o Threshold®IMT, com carga de 30% da PImáx, reajustada a cada três dias, totalizando 15 dias de treinamento, e o teste de normalidade Shapiro-Wilk. As comparações de médias foram realizadas por meio do teste “t” de Student pareado e não pareado. Resultados: Constatou-se um ganho de 37cmH2O e de 33cmH2O para as pressões inspiratória e expiratória máximas, respectivamente, ao comparar os valores antes e após o treinamento, sendo significativo a partir do terceiro dia de treino. Conclusão: O protocolo testado neste estudo mostrou-se eficaz para aumentar a força muscular pré-operatória a partir do terceiro dia de treinamento domiciliar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raíssa de Oliveira Borja, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestre em Fisioterapia pelo Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Fisioterapeuta do Hospital Estadual Dr. Ruy Pereira dos Santos, Natal, RN.

Tania Fernandes Campos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professora adjunta IV do Departamento de Fisioterapia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Doutora em Psicobiologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Karilin Tereza Santiago de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Fisioterapeuta graduada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Diana Amélia de Freitas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestranda em Fisioterapia pelo Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, bolsista CAPES.

Karla Morganna Pereira Pinto de Mendonça, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professora Adjunta IV do Departamento de Fisioterapia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Downloads

Publicado

11.07.2012

Como Citar

1.
Borja R de O, Campos TF, Oliveira KTS de, Freitas DA de, Mendonça KMPP de. Protocolo de treinamento muscular inspiratório pré-operatório em cirurgia cardíaca eletiva: estudo piloto. Cons. Saúde [Internet]. 11º de julho de 2012 [citado 19º de abril de 2024];11(2):265-73. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/saude/article/view/2943

Edição

Seção

Ciências aplicadas