Apoio manual na cintura escapular aumenta a coativação durante o treino de marcha de crianças com paralisia cerebral

Autores

  • Lilian Gerdi Kittel Ries UDESC
  • Elaine Carmelita Piucco FCEE
  • Micheli Martinello

DOI:

https://doi.org/10.5585/conssaude.v11n2.2947

Palavras-chave:

Condutas terapêuticas, Criança, Espasticidade muscular, Paralisia cerebral.

Resumo

Introdução: Não foram encontrados estudos nos quais tenham sido examinadas diferentes estratégias terapêuticas utilizadas como recurso no treino de marcha de crianças com paralisia cerebral. Objetivos: Comparar o nível de atividade e coativação dos músculos tibial anterior e gastrocnêmio medial durante duas estratégias utilizadas no treino de marcha: uma, com uso de andador; e uma, com apoio manual na cintura escapular. Métodos: Foram analisadas cinco crianças com paralisia cerebral. O grau de espasticidade das crianças foi avaliado por meio da Escala de Espasticidade Ashworth Modificada. Os sinais mioelétricos foram analisados por meio da amplitude da atividade eletromiográfica e do índice de coativação. Resultados: Durante a marcha com apoio manual na cintura escapular, houve um significativo aumento (p<0,05) na amplitude eletromiográfica do músculo gastrocnêmio medial e no índice de coativação, comparada a marcha com a utilização do andador. Conclusões: O andador pode ser uma boa estratégia terapêutica para o treino de marcha da criança com paralisia cerebral em ambiente domiciliar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lilian Gerdi Kittel Ries, UDESC

Professora do departamento de fisioterapia da UDESC. Professora no Programa de Pós Graduação de Fisioterapia. Atua na área de neuropediatria.

Elaine Carmelita Piucco, FCEE

Mestre em Ciências do Movimento Humano. Fisioterapeuta da Fundação Catarinense de Educação Especial.

Micheli Martinello

Fisioterapeuta. Mestranda do programa de pós-graduação Ciências do Movimento Humano.

Downloads

Publicado

11.07.2012

Como Citar

1.
Ries LGK, Piucco EC, Martinello M. Apoio manual na cintura escapular aumenta a coativação durante o treino de marcha de crianças com paralisia cerebral. Cons. Saúde [Internet]. 11º de julho de 2012 [citado 20º de abril de 2024];11(2):345-52. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/saude/article/view/2947

Edição

Seção

Estudos de casos