Fotobiomodulação experimental na prevenção de enfisema pulmonar

Rafael Leite Dantas, Jivago Gentil Moreira Pinto, Reijane Oliveira Lima, Rauirys Alencar de Oliveira, Wellington dos Santos Alves

Resumo


Introdução: A DPOC é hoje um grande desafio para a saúde pública, sendo a quarta causa de morte no mundo e com projeções de torna-se a terceira. Objetivo: Avaliar a ação anti-inflamatória do laser na preservação da estrutura alveolar e diminuição dos neutrófilos. Método: Utilizaram-se cinco grupos de oito animais: grupo controle; grupo cânula; grupo laser; grupo DPOC (recebeu instilação de papaína) e grupo DPOC+laser. Para análise dos resultados foram realizados LBA e histopatológico. Resultados: Os resultados foram sub¬metidos à análise de variância (ANOVA). O LBA demonstrou um aumento significativo no número de neutrófilos no grupo DPOC, quando comparado ao controle e ao DPOC+laser. Na análise histopatológica, o DPOC apresentou elevado grau de hialinização, congestão e colabamento alveolar, o que não foi encontrado nos demais grupos. Conclusão: Os efeitos fotobiomoduladores do laser se mostraram eficazes na prevenção do enfisema pulmonar.

Palavras-chave


DPOC; Laser; Neutrófilos.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5585/conssaude.v11n1.2959

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2012 ConScientiae Saúde

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Conscientiae Saúde
ISSN: 1677-1028
e-ISSN: 1983-9324
www.conscientiaesaude.org.br

Conscientiae Saúde ©2020 Todos os direitos reservados.