Sonolência diurna e qualidade do sono em estudantes universitários de fisioterapia
DOI:
https://doi.org/10.5585/conssaude.v10i4.2981Palavras-chave:
Estudantes, Fisioterapia, Sono, Transtornos da sonolência excessiva.Resumo
Objetivo: Traçar um perfil da qualidade do sono e sonolência diurna dos universitários acadêmicos de graduação em Fisioterapia, possibilitando identificar a prevalência dos distúrbios do sono da amostra analisada. Métodos: Foram entrevistados 260 acadêmicos usando-se o Índice de Qualidade do Sono de Pittsburgh (PSQI) e a Escala de Sonolência de Epworth (ESE). Resultados: Observou-se que 48% (n=124) dos estudantes apresentavam escores do PSQI ≥ 5. Na análise da ESE, 28% (n=74) dos participantes apresentavam sonolência diurna classificada entre os três níveis. Conclusão: Neste trabalho, demonstrou-se que os estudantes analisados subestimam sua qualidade do sono. Considerando o papel do sono na vida do indivíduo, um nível de sono não adequado afeta diretamente os compromissos da vida acadêmica e da cotidiana. Portanto, é essencial a realização de mais estudos para identificar os mecanismos que alteram a normalidade dessa função.Downloads
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