Desempenho motor de escolares com e sem transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH)

Autores

  • Juliana da Silva Universidade do Vale do Itajaí
  • Andressa Ribeiro Contreira Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Renata Capistrano Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Thaís Silva Beltrame Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5585/conssaude.v11n1.2987

Palavras-chave:

Desempenho psicomotor, Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade, Transtorno do desenvolvimento da coordenação.

Resumo

Introdução: O Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) caracteriza-se por atividades excessivas ou dificuldades para sustentar a atenção e a persistência em tarefas do cotidiano, acarretando prejuízos em múltiplas áreas da vida do indivíduo. Objetivo: Comparar o desempenho motor de escolares com e sem indicativo de TDAH. Métodos: Participaram 39 crianças (9 a 12 anos), de ambos os sexos, matriculados em uma escola de São José (SC), sendo 20 com TDAH, e 19, sem. Para indicar o TDAH, utilizou-se o Manual Diagnóstico Estatístico de Transtornos Mentais; e para avaliação motora, o Movement Assessment Battery for Children. Resultados: Não houve associação do transtorno do desenvolvimento da coordenação e o TDAH. Entretanto, verificou-se um desempenho significativamente superior das crianças sem TDAH na categoria destrezas manuais (p=0,001) e desempenho motor total (p=0,034). Conclusão: Sugere-se a utilização de avaliações para triagem nas escolas e implementação de atividades motoras voltadas à população com e sem TDAH.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana da Silva, Universidade do Vale do Itajaí

Licenciada em Educação Física pela Universidade do Estado de Santa catarina - UDESC. Mestre e Doutoranda em Ciências do Movimento Humano pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC.

Andressa Ribeiro Contreira, Universidade do Estado de Santa Catarina

Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Especialista em Atividader Física, Desempenho Motor e Saúde (UFSM). Mestranda em Ciências do Movimento Humano pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Renata Capistrano, Universidade do Estado de Santa Catarina

Graduanda em Educação Física pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. Bolsista de Iniciação Científica do Laboratório de Distúrbios da Aprendizagem e do Desenvolvimento - LADADE.

Thaís Silva Beltrame, Universidade do Estado de Santa Catarina

Graduada em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestre em Educação Brasileira (UFSM). Doutora em Ciências do Movimento Humano (UFSM).

Downloads

Publicado

30.03.2012

Como Citar

1.
da Silva J, Contreira AR, Capistrano R, Beltrame TS. Desempenho motor de escolares com e sem transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH). Cons. Saúde [Internet]. 30º de março de 2012 [citado 19º de abril de 2024];11(1):76-84. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/saude/article/view/2987

Edição

Seção

Ciências aplicadas