Frequência de instabilidade lateral crônica do tornozelo de atletas de basquetebol: análise com o questionário FAOS

Autores

  • Christiane de S. Guerino Macedo Universidade Estadual de Londrina
  • Célio Guergoleto-Junior UNOPAR
  • Carolina Saenz Alonso FMRP/USP
  • Rinaldo Roberto de Jesus Guirro FMRP/USP

DOI:

https://doi.org/10.5585/conssaude.v11n1.3113

Palavras-chave:

Basquetebol, Instabilidade articular, Questionários, Tornozelo.

Resumo

Objetivo: Avaliar a frequência de instabilidade do tornozelo em atletas de basquetebol e sua relação com dor, outros sintomas, atividades de vida diária (AVD), função relacionada ao esporte e qualidade de vida. Método: Entrevistaram-se 88 atletas de basquetebol, gênero masculino, idade 22,15 (DP=5,02), participantes em competição esportiva, aplicando-se o questionário FAOS. Dividiu-se a amostra, considerando o score da variável “função relacionada ao esporte”, em grupo 1 (entre zero e 79 pontos) e grupo 2 (de 80 a 100 pontos), e, posteriormente, pela idade e pela posição de jogo. Resultados: Identificaram-se 69 (78,4%) jogadores com queixas referentes ao tornozelo relacionadas ao esporte. Todos os parâmetros avaliados pelo FAOS apresentaram diferença entre os grupos 1 e 2. A avaliação pela idade não evidenciou diferença significativa. Armadores apresentaram maiores sintomas que alas; e ala-pivôs informaram maiores queixas de AVDs que alas. Conclusão: Observaram-se elevada frequência de queixas relacionadas ao tornozelo dos atletas entrevistados e diferenças no resultados em relação à suas posições de jogo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Christiane de S. Guerino Macedo, Universidade Estadual de Londrina

Fisioterapeuta, Mestre, Professora do Departamento de Fisioterapia da Universidade Estadual de Londrina, Doutoranda em Ciências da Saúde Aplicada ao Aparelho Locomotor – FMRP/USP - Ribeirão Preto (SP), Brasil.

Célio Guergoleto-Junior, UNOPAR

Fisioterapeuta, especialista em Fisioterapia Traumato-ortopédica Funcional UNOPAR-PR, Brasil.

Carolina Saenz Alonso, FMRP/USP

Discente do Curso de Fisioterapia da Universidade de São Paulo/ Ribeirão Preto, Brasil. Bolsista de Iniciação Científica – Edital MCT/CNPQ nº12/2010.

Rinaldo Roberto de Jesus Guirro, FMRP/USP

Fisioterapeuta, Doutor, Professor do Departamento de Biomecânica, Medicina e Reabilitação do Aparelho Locomotor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – FMRP/USP - Ribeirão Preto (SP), Brasil.

Downloads

Publicado

30.03.2012

Como Citar

1.
Macedo C de SG, Guergoleto-Junior C, Alonso CS, Guirro RR de J. Frequência de instabilidade lateral crônica do tornozelo de atletas de basquetebol: análise com o questionário FAOS. Cons. Saúde [Internet]. 30º de março de 2012 [citado 26º de abril de 2024];11(1):68-75. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/saude/article/view/3113

Edição

Seção

Ciências aplicadas