Comparação da capacidade física de indivíduos sedentários tabagistas em relação a indivíduos sedentários não-tabagistas

Autores

  • Marcelo Velloso UNINOVE, São Paulo
  • Mayra Nabi Souza Guedes de Tavares e Drumond UNINOVE, São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5585/conssaude.v3i0.316

Palavras-chave:

Capacidade física. Fumo. Tabagismo.

Resumo

O estudo do tabagismo e suas conseqüências no corpo humano é de grande importância, tendo em vista que o fumo é hoje responsável por cerca de 3 milhões de mortes por ano em todo o mundo, que ocorrem precocemente, ou seja, antes dos 70 anos de idade. Na presente pesquisa, avaliaram-se dois grupos de voluntários da mesma faixa etária, um de tabagistas e outro de não-tabagistas, para verificar a existência de diferenças na capacidade física entre eles. Utilizou-se o teste de caminhada dos seis minutos, teste incremental de membros inferiores e teste de resistência (endurance) de membros inferiores. Nos resultados, não foram detectadas diferenças estatisticamente significantes, com p<0,05 para os dados analisados, talvez devido ao baixo número de indivíduos envolvidos neste estudo. Clinicamente, observa-se que o rendimento do grupo de tabagistas nos testes avaliados foi menor em relação ao de não-tabagistas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Velloso, UNINOVE, São Paulo

Fisioterapeuta, especialista em Terapia Intensiva pela FMUSP; Mestre em Reabilitação pela UNIFESP; Doutorando em Ciências pela UNIFESP; Coordenador do curso de Fisioterapia UNINOVE.

Mayra Nabi Souza Guedes de Tavares e Drumond, UNINOVE, São Paulo

Especialista em Fisiologia do Exercício – UNIFESP; Fisioterapeuta – UNINOVE.

Downloads

Publicado

09.01.2008

Como Citar

1.
Velloso M, Tavares e Drumond MNSG de. Comparação da capacidade física de indivíduos sedentários tabagistas em relação a indivíduos sedentários não-tabagistas. Cons. Saúde [Internet]. 9º de janeiro de 2008 [citado 17º de julho de 2024];3:49-58. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/saude/article/view/316

Edição

Seção

Artigos