Pressões respiratórias máximas na predição de risco pós-operatório em cirurgia cardíaca

Autores

  • Karilin Tereza Santiago de Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Natal, RN
  • Tania Fernandes Campos Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Natal, RN
  • Raíssa de Oliveira Borja Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Natal, RN
  • Diana Amélia de Freitas Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Natal, RN
  • Karla Morganna Pereira Pinto de Mendonça Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Natal, RN

DOI:

https://doi.org/10.5585/conssaude.v11n1.3250

Palavras-chave:

pós-operatórias, Músculos respiratórios.

Resumo

Introdução: As complicações pulmonares no pós-operatório de cirurgias cardíacas podem estar relacionadas à fraqueza muscular respiratória. Objetivos: Avaliar se os valores para as pressões respiratórias máximas podem ser preditores de complicação pulmonar pós-operatória e/ou maior permanência hospitalar em pacientes submetidos à cirurgia cardíaca. Métodos: Quatorze pacientes submetidos à cirurgia cardíaca foram avaliados no pré-operatório e divididos em dois grupos, A (pacientes com pressões respiratórias máximas ˂ 75% do predito) e B (pacientes com pressões respiratórias máximas ≥ a 75% do predito). Resultados: O grupo B apresentou um número menor de dias de internação hospitalar (p= 0,03). Verificaram-se 20% de incidência de complicação pulmonar no grupo A. Conclusões: Não foi possível inferir, na amostra avaliada, que a força muscular respiratória foi preditora de complicação pós-operatória. Entretanto, os pacientes com fraqueza muscular respiratória, diagnosticada previamente à cirurgia cardíaca, tenderam a permanecer internados por um período de tempo mais prolongado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karla Morganna Pereira Pinto de Mendonça, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Natal, RN

Doutorado e Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde . Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

Downloads

Publicado

30.03.2012

Como Citar

1.
Oliveira KTS de, Campos TF, Borja R de O, Freitas DA de, Mendonça KMPP de. Pressões respiratórias máximas na predição de risco pós-operatório em cirurgia cardíaca. Cons. Saúde [Internet]. 30º de março de 2012 [citado 18º de abril de 2024];11(1):119-24. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/saude/article/view/3250

Edição

Seção

Ciências aplicadas