Análise comparativa de duas técnicas de contagem de número de alvéolos e de medição do espessamento septal em coelhos prematuros com displasia broncopulmonar
Resumo
Introdução: A “nova” displasia broncopulmonar se caracteriza por diminuição da septação alveolar e do desenvolvimento vascular pulmonar. Objetivo: Comparar a contagem manual e a automática do número de alvéolos e medir o espessamento septal por um programa de análise de imagem. Métodos: Coelhos prematuros nascidos no 28º e 29º dia de gestação foram submetidos a ar ambiente ou oxigênio, durante 11 dias, após serem randomizados em quatro grupos, a saber: AR28, O228 (FiO2 ≥ 95%), AR29, O229 (FiO2 = 80%). Os pulmões foram retirados e corados para a contagem de número de alvéolos e medição do espessamento septal. Utilizou-se o programa Image-Pro Plus 4.5 para análise de imagem. Resultados: Houve diferença entre as formas de contagem do número de alvéolos e a análise de espessamento septal, realizadas manual e automaticamente (p<0,05). Conclusão: Os dados encontrados na análise histológica manual realizada no programa corroboram os descritos na literatura para número de alvéolos e espessamento septal.
Palavras-chave
Alvéolos pulmonares; Displasia broncopulmonar; Hiperóxia; Histologia comparada; Nascimento Prematuro.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.5585/conssaude.v11n2.3252
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2012 ConScientiae Saúde

Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.
Conscientiae Saúde
ISSN: 1677-1028
e-ISSN: 1983-9324
www.conscientiaesaude.org.br
Conscientiae Saúde ©2020 Todos os direitos reservados.