Comparação entre duas técnicas de análise de fibras elásticas pulmonares em coelhos prematuros

Autores

  • Fernanda Polastri Thereza Faculdades Integradas de Bauru
  • Mariana Mendes Silva Faculdades Integradas de Bauru
  • Rodrigo Leonel dos Santos Faculdades Integradas de Bauru
  • Bruno Garcia Aquino Faculdades Integradas de Bauru
  • Celso Moura Rebello Universidade de São Paulo
  • Renata Suman Mascaretti Universidade de São Paulo
  • Roberta Munhoz Manzano Universidade de São Paulo / Faculdades Integradas de Bauru

DOI:

https://doi.org/10.5585/conssaude.v11n2.3278

Palavras-chave:

Displasia broncopulmonar, Tecido elástico, Prematuro.

Resumo

Introdução: A displasia broncopulmonar se caracteriza por um bloqueio no desenvolvimento pulmonar. Objetivo: Comparar a eficiência de duas técnicas de análise de fibras elásticas em pulmão de coelhos prematuros. Métodos: Coelhos prematuros nascidos no 28º e 29º dia de gestação foram submetidos a ar ambiente ou oxigênio, durante 11 dias, após serem randomizados nos quatro grupos, a seguir: AR28, O228 (FiO2 ≥ 95%), AR29 e O229 (FiO2 = 80%). Os pulmões foram retirados e corados para análise de fibras elásticas. Foram utilizados o microscópio Nikkon E600 e o programa de análise de imagem (Image-Pro Plus 4.5). Para a comparação entre a análise microscópio versus programa foi utilizado o teste “t” pareado. Resultados: Houve diferença significativa entre as formas de análise de fibras elásticas, realizadas no microscópio e no programa (p<0,001). Conclusão: As duas formas de análise de fibras elásticas levam a resultados diferentes. Estudos adicionais comparando as duas técnicas são necessários.

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Publicado

11.07.2012

Como Citar

1.
Thereza FP, Silva MM, dos Santos RL, Aquino BG, Rebello CM, Mascaretti RS, et al. Comparação entre duas técnicas de análise de fibras elásticas pulmonares em coelhos prematuros. Cons. Saúde [Internet]. 11º de julho de 2012 [citado 28º de março de 2024];11(2):217-24. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/saude/article/view/3278

Edição

Seção

Ciências básicas