Equilíbrio e risco de quedas em crianças com deficiência visual

Autores

  • Cristiele Dariane Aguiar de Andrade Universidade Estadual de Londrina
  • Márcia Larissa Cavallari da Costa Gois
  • Leonardo George Victorio Vitor
  • Jaqueline Chemouni Raio
  • Fernanda Cremasco Zechim
  • Rubens Alexandre da Silva
  • Dirce Shizuko Fujisawa

DOI:

https://doi.org/10.5585/conssaude.v11n4.3748

Palavras-chave:

Cegueira, Criança, Crianças com deficiência, Equilíbrio postural.

Resumo

Introdução: O comprometimento do sistema visual pode reduzir a estabilidade, resultando em aumento da oscilação corporal e/ou alteração da estratégia de movimento. Objetivo: Avaliar o equilíbrio em crianças com deficiência visual (DV), em fase escolar. Métodos: Foram avaliados cinco participantes, com diagnóstico de baixa visão (P1 e P5) e cegueira total (P2, P3 e P4). A avaliação foi realizada por meio de questionário, aplicação de teste clínico e avaliação do equilíbrio (EEP e PF BIOMEC 400). Resultados: O escore total da EEP de P1, P2 e P4 foi 56 pontos; de P3, 53; e de P5, 55 pontos. Na PF, P1 e P5 obtiveram melhor manutenção do equilíbrio. Todos os participantes apresentaram dificuldade em ficar em apoio unipodal. Conclusão: As crianças com DV são capazes de realizar as AVDs, mas podem apresentar maior risco de quedas, principalmente nas que exigem a posição unipodal.

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Publicado

04.01.2013

Como Citar

1.
Aguiar de Andrade CD, Cavallari da Costa Gois ML, Victorio Vitor LG, Chemouni Raio J, Cremasco Zechim F, da Silva RA, et al. Equilíbrio e risco de quedas em crianças com deficiência visual. Cons. Saúde [Internet]. 4º de janeiro de 2013 [citado 28º de março de 2024];11(4):625-34. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/saude/article/view/3748

Edição

Seção

Ciências aplicadas