Variáveis fisiológicas cardiovasculares acompanhadas durante o repouso e atividade física: sugestão de um protocolo experimental

Diogo Correa Maldonado, Márcio Cantuário Ferreira, Renata Patrícia Pudo Ribeiro, Adriana Ferreira Grosso

Resumo


Tanto o estado de repouso fisiológico quanto o exercício representam um desafio para os sistemas de controle na manutenção da homeostasia. Em geral, os sistemas do corpo mantêm um estado estável durante as interações com o ambiente externo (como, por exemplo, mudar a posição do corpo, realizar atividade física), apesar de vários parâmetros fisiológicos variarem. Os parâmetros cardiovasculares são índices interessantes para estudar o equilíbrio do organismo e as ações em prol da homeostase. Para facilitar o estudo dos parâmetros cardiovasculares e suas influências, abordados na teoria da disciplina de Fisiologia Humana, elaborou-se um protocolo experimental que pode ser usado como referência durante as aulas práticas de fisiologia cardiovascular na graduação em Fisioterapia. O protocolo foi criado com a intenção de solidificar os conceitos da fisiologia vascular e cardíaca ao mostrar o comportamento das variáveis fisiológicas durante duas situações: o momento de repouso fisiológico e a situação de atividade física. Adicionalmente, este trabalho vem destacar a importância do conteúdo da disciplina básica no contexto do curso.

Palavras-chave


Atividade física. Fisiologia cardiovascular. Fisiologia experimental.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5585/conssaude.v4i0.383

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2005 ConScientiae Saúde

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Conscientiae Saúde
ISSN: 1677-1028
e-ISSN: 1983-9324
www.conscientiaesaude.org.br

Conscientiae Saúde ©2020 Todos os direitos reservados.