Correlação entre o estado geral de saúde e a capacidade funcional de idosos ativos

Autores

  • Daiany da Silva Vilela
  • Kamilla Ludmilla Santos Busanello
  • Simone Daspet de Oliveira
  • Andersom Ricardo Fréz Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro)
  • Christiane Riedi

DOI:

https://doi.org/10.5585/conssaude.v12n3.4093

Palavras-chave:

Atividades cotidianas, Envelhecimento, Idoso, Saúde do idoso.

Resumo

Introdução: Com o aumento da sobrevida da população idosa, torna-se necessária a identificação do impacto do declínio funcional desta população. Objetivo: Verificar a influência do estado geral de saúde na execução das atividades de vida diária (AVD) e atividades instrumentais de vida diária (AIVD) em idosos ativos. Métodos: Realizou-se um estudo transversal, aleatório com 78 idosos. Utilizou-se um questionário para identificação do perfil dos sujeitos. As AVDs foram avaliadas pela Escala de Katz, e as AIVDs, por meio da escala de AIVD. A correlação de Spearman foi utilizada para correlacionar as variáveis e os questionários. Resultados: Os testes de correlação não apresentaram significância, porém observou-se que tanto para AVDs quanto para AIVDs os sujeitos eram independentes de acordo com os escores dos questionários. Destaca-se que grande parte dos entrevistados (80%) pratica atividade física regularmente. Conclusões: Apesar de possuírem doenças associadas, os idosos praticantes de atividade física regular foram considerados independentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daiany da Silva Vilela

Fisioterapeuta pela Faculdade Anglo-Americano (FAA).

Kamilla Ludmilla Santos Busanello

Fisioterapeuta pela Faculdade Anglo-Americano (FAA).

Simone Daspet de Oliveira

Fisioterapeuta pela Faculdade Anglo-Americano (FAA).

Andersom Ricardo Fréz, Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro)

Fisioterapeuta pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Mestre em Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Doutorando em Ciências Médicas pela Universidade de São Paulo (USP).

Christiane Riedi

Fisioterapeuta pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR), Mestre em Fisioterapia pela Universsidade Metodista de Piracicaba (Unimep).

Downloads

Publicado

15.10.2013

Como Citar

1.
Vilela D da S, Busanello KLS, de Oliveira SD, Fréz AR, Riedi C. Correlação entre o estado geral de saúde e a capacidade funcional de idosos ativos. Cons. Saúde [Internet]. 15º de outubro de 2013 [citado 29º de março de 2024];12(3):447-54. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/saude/article/view/4093

Edição

Seção

Ciências aplicadas