Alterações circadianas da flexibilidade em voluntários adultos

Autores

  • Ana Paula Cardoso Pereira FURG
  • Sheynara Emi Ito Mazza FURG
  • Maicom Borges Moraes FURG
  • André de Oliveira Teixeira FURG
  • Ozeia Simões Franco FURG
  • Luis Ulisses Signori FURG

DOI:

https://doi.org/10.5585/conssaude.v12n2.4133

Palavras-chave:

Amplitude de movimento articular, Aptidão física, Fenômenos biológicos, Ritmo circadiano.

Resumo

Objetivo: Avaliar as alterações circadianas da flexibilidade em voluntários adultos. Métodos: Vinte e quatro voluntários (12 homens), com idade de 29,18 (±4,58) anos e índice de atividade física (IAF) de 38,3 (±26) pontos realizaram sete avaliações (8h; 12h; 12h pós-refeição; 16h; 20h, 20h pós-refeição e 24h) da flexibilidade ao longo de 24h. Resultados: A pressão arterial diastólica aumentou (P=0,008) às 20h; e a sistólica (P=0,002), às 16h e às 20h. A flexibilidade (P<0,001) apresentou menores valores no despertar. Após as refeições a flexibilidade reduziu aproximadamente 5% (P<0,001). Voluntários com baixo IAF apresentaram menores valores de flexibilidade (P=0,032), no entanto, obtiveram maiores ganhos desta no início do dia. Conclusões: O ritmo circadiano produz alterações na reatividade cardiovascular e na flexibilidade. Os participantes com baixo índice de atividade física e os do gênero masculino apresentam maiores ganhos na flexibilidade nas primeiras horas do dia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula Cardoso Pereira, FURG

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Rio Grande, RS- Brasil.

Sheynara Emi Ito Mazza, FURG

Graduanda em Educação Física na Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Rio Grande, RS- Brasil.

Maicom Borges Moraes, FURG

Graduando em Educação Física na Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Rio Grande, RS- Brasil.

André de Oliveira Teixeira, FURG

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Rio Grande, RS- Brasil.

Ozeia Simões Franco, FURG

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Rio Grande, RS- Brasil.

Luis Ulisses Signori, FURG

Doutor, Professor da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Rio Grande, RS- Brasil.

Downloads

Publicado

31.07.2013

Como Citar

1.
Pereira APC, Mazza SEI, Moraes MB, Teixeira A de O, Franco OS, Signori LU. Alterações circadianas da flexibilidade em voluntários adultos. Cons. Saúde [Internet]. 31º de julho de 2013 [citado 29º de março de 2024];12(2):201-9. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/saude/article/view/4133

Edição

Seção

Ciências aplicadas