Os jogos cooperativos na Educação Física escolar: favorecimento das relações interpessoais

Autores

  • Fernando Richardi da Fonseca Universidade Federal do Paraná
  • Emília Amélia Pinto Costa Silva Universidade de Pernambuco/Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.5585/conssaude.v12n4.4219

Palavras-chave:

Criança, Educação Física, Jogos e brinquedos.

Resumo

Resumo Objetivo: Analisar as relações interpessoais de escolares do quarto e quinto ano, antes e depois da utilização de jogos cooperativos durante as aulas de Educação Física e no recreio. Métodos: Participaram do estudo 11 estudantes, com idade entre 7 e 12 anos, de uma escola da cidade de Mafra (SC). Foi utilizado o teste sociométrico objetivo, em seguida, realizada uma análise descritiva das respostas. As representações gráficas foram obtidas por meio do software Ciber Test, versão 8.1.1. Resultados: Os resultados obtidos demonstraram uma diminuição no número de avaliações negativas dos alunos aos demais colegas, após a vivência dos jogos cooperativos nas aulas de Educação Física, sugerindo a melhora nas relações entre os estudantes, tanto nas aulas de Educação Física quanto no recreio. Conclusão: Os jogos podem ser utilizados nas aulas, para estimular o autoconhecimento, a interação, a cooperação e o respeito entre os alunos.

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Publicado

28.01.2014

Como Citar

1.
Fonseca FR da, Silva EAPC. Os jogos cooperativos na Educação Física escolar: favorecimento das relações interpessoais. Cons. Saúde [Internet]. 28º de janeiro de 2014 [citado 28º de março de 2024];12(4):588-97. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/saude/article/view/4219

Edição

Seção

Ciências aplicadas