Risco de queda em idosos com doença de Alzheimer institucionalizados

Autores

  • Lucas Lima Ferreira Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Giliadi Gadiel Américo Sanches Centro Universitário de Rio Preto
  • Laís Passos Marcondes Centro Universitário de Rio Preto
  • Paulo Cesar Balade Saad Centro Universitário de Rio Preto

DOI:

https://doi.org/10.5585/conssaude.v12n3.4234

Palavras-chave:

Idosos, Acidentes por quedas, Doença de Alzheimer.

Resumo

Introdução: Idosos com doença de Alzheimer (DA) apresentam diferenças no equilíbrio e marcha, de acordo com o estágio da patologia, que pode predispô-los a quedas. Objetivo: Avaliar o impacto da DA no risco de queda em idosos residentes em uma instituição de longa permanência. Métodos: Foram avaliados 20 voluntários de ambos os sexos, com DA, sendo traçado o perfil sociodemográfico e avaliados a marcha e o equilíbrio, por meio da escala de Tinetti. Resultados: Verificou-se que a maioria dos participantes (75%) era do sexo feminino, com idade média de 77,8 ± 10,3 anos e tempo de institucionalização de 2,4 ± 1,7 anos. Foi encontrado alto risco de queda nos portadores de DA (70%), verificando-se que, quanto maior a idade maior o risco. Conclusão: Este estudo demonstrou alto risco de queda nos idosos institucionalizados, e este risco esteve correlacionado com idade mais avançada, igual ou superior a 80 anos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Lima Ferreira, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Mestrando em Fisioterapia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) campus de Presidente Prudente. Pós-graduado em Aprimoramento em Fisioterapia Hospitalar pela Faculdade de Medicina de Rio Preto (FAMERP). Fisioterapeuta graduado pela Fundação Educacional de Fernandópolis (FEF).

Giliadi Gadiel Américo Sanches, Centro Universitário de Rio Preto

Especialista em Fisioterapia Clínica pelo Centro Universitário de Rio Preto (UNIRP); Graduado em Fisioterapia pela UNIRP.

Laís Passos Marcondes, Centro Universitário de Rio Preto

Especialista em Fisiologia e Biomecânica do Exercício Físico pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP). Docente do Centro Universitário de Rio Preto.

Paulo Cesar Balade Saad, Centro Universitário de Rio Preto

Doutor em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP). Docente e Coordenador do curso de Fisioterapia do Centro Universitário de Rio Preto.

Downloads

Publicado

15.10.2013

Como Citar

1.
Ferreira LL, Sanches GGA, Marcondes LP, Saad PCB. Risco de queda em idosos com doença de Alzheimer institucionalizados. Cons. Saúde [Internet]. 15º de outubro de 2013 [citado 19º de abril de 2024];12(3):379-85. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/saude/article/view/4234

Edição

Seção

Ciências aplicadas