A aplicação da terapia manual em paciente diabético com amputação transfemoral usuário de prótese – relato de caso

Autores

  • Roberto Araújo Enéas Ortomol Produtos Ortopédicos
  • Thiago Brasileiro de Vasconcelos Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.5585/conssaude.v12n4.4247

Palavras-chave:

Amputação, Diabetes mellitus, Reabilitação, Modalidades de fisioterapia.

Resumo

Introdução: A diabetes mellitus é uma doença metabólica crônica que pode causar amputações. Aperfeiçoar o atendimento para o paciente amputado é uma atividade complexa e pouco tem sido descrito na literatura científica sobre este assunto. Objetivo: Verificar os efeitos das técnicas da terapia manual na reabilitação de um paciente diabético com amputação transfemoral usuário de prótese. Método: Foi realizada uma avaliação dos dados clínicos do paciente antes e após a aplicação da terapia manual, que consistiu em técnicas de alongamento neural, manobras manipulativas lombares, liberações miofasciais e alongamentos manuais. Resultados: O paciente estudado apresentou uma melhora de 15º na flexão do quadril do lado amputado e ausência de dor na região anterior do coto, na coluna lombar e no joelho oposto à amputação. Conclusão: A terapia manual proporcionou uma melhor mobilidade articular e redistribuição do peso corporal, beneficiando o quadro clínico do paciente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberto Araújo Enéas, Ortomol Produtos Ortopédicos

Fisioterapeuta. Especialista em Terapia Manual e Postural. Responsável Técnico em Próteses e Órteses da empresa Ortomol Centro Avançado em Ortopedia Técnica.

Thiago Brasileiro de Vasconcelos, Universidade Federal do Ceará

Fisioterapeuta. Mestrando em Farmacologia pela Universidade Federal do Ceará.

Downloads

Publicado

28.01.2014

Como Citar

1.
Enéas RA, de Vasconcelos TB. A aplicação da terapia manual em paciente diabético com amputação transfemoral usuário de prótese – relato de caso. Cons. Saúde [Internet]. 28º de janeiro de 2014 [citado 28º de março de 2024];12(4):649-58. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/saude/article/view/4247

Edição

Seção

Estudos de casos