Influência do uso do Nintendo® Wii™ na destreza e na força de preensão manuais: estudo de caso na distrofia muscular de Becker

Bruno Augusto de Carvalho, Daniela Carrogi-Vianna, Silvana Maria Blascovi-Assis

Resumo


Objetivo: Verificar a relação dos jogos virtuais do console Nintendo® Wii™ com a destreza e a força de preensão manuais em um adolescente com diagnóstico de distrofia muscular de Becker. Métodos: Utilizou-se o console Nintendo® Wii™ com jogos da linha Wii Sports Resort™. As mensurações foram realizadas antes do início da prática dos jogos e após as sessões, por meio do teste caixa e blocos para destreza manual e de um dinamômetro bulbar (Sammons Preston®) para força manual. Resultados: Após análise comparativa pré e pós-protocolo, verificou-se que o paciente obteve, no teste caixa e blocos, um aumento de 17,95% na destreza manual no membro superior direito, e de 7,4% no superior esquerdo. Referente à dinamometria houve aumento de força de preensão manual de 20% no membro direito, e de 25% no esquerdo. Conclusão: Observou-se progresso nas habilidades manuais de destreza e de força de preensão, avaliadas antes e após a intervenção, porém, sugerem-se novas pesquisas para comparação dos dados encontrados com os do atual estudo.

Palavras-chave


Destreza motora; Distrofia Muscular de Becker; Força da mão; Jogos de vídeo.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5585/conssaude.v13n1.4438

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2014 ConScientiae Saúde

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Conscientiae Saúde
ISSN: 1677-1028
e-ISSN: 1983-9324
www.conscientiaesaude.org.br

Conscientiae Saúde ©2020 Todos os direitos reservados.