Efeitos da terapia manual e eletroterapia na osteoartrite de joelho

Autores

  • Juleimar Soares Coelho Amorim Universidade Estadual de Londrina
  • Márcia Braz Rossetti Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Natália Hermeto Mendes Braga Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5585/conssaude.v13n1.4492

Palavras-chave:

Dor, Eletroterapia, Osteoartrite.

Resumo

Introdução: A terapia manual e TENS são recursos fisioterapêuticos utilizados para analgesia em disfunções articulares. Objetivo: Comparar a efetividade da terapia manual e TENS na hipoalgesia e funcionalidade na osteoartrite de joelhos. Métodos: Trata-se de um ensaio clínico aleatório randomizado, duplo-cego, com 24 voluntários divididos em grupo experimental (Terapia Manual) e controle (TENS), submetidos a 12 intervenções durante quatro semanas. Os dados foram analisados através do teste “t” de Student bicaudal pareado (p<0,05), para os desfechos quanto à mobilidade articular, dor e funcionalidade. Resultados: Não houve diferenças entre os escores obtidos antes e após os tratamentos, tanto para a dor (4,41±1,25/GC x 3,11±1,66/GE) quanto para o WOMAC, nos domínios dor (-18,75 ±20,13/GC x -18,7 ± 16,8/GE), rigidez (-27,05 ± 15,85/GC x -19,13 ± 34,76/GE) ou função (-22 ±18,12/GC x -15,33 ± 15,13/GE). Aceitou-se hipótese nula com médias semelhantes. Conclusão: As intervenções foram igualmente eficazes no tratamento da dor e função.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juleimar Soares Coelho Amorim, Universidade Estadual de Londrina

Professor Colaborador Departamento de Saúde Coletiva, Universidade Estadual de Londrina. Mestrando em Ciências da Reabilitação pela Universidade Estadual de Londrina - Departamento de Fisioterapia. Residência Multiprofissional em Saúde do Idoso - Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais - Departamento de Fisioterapia. Graduado em Fisioterapia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Márcia Braz Rossetti, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Fisioterapeuta pela Universidade Federal de Minas Gerais; Mestrado em Reabilitação Cardiovascular - University of Alberta; Doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é Professora Adjunto III da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Natália Hermeto Mendes Braga, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Fisioterapeuta pela Universidade Federal de Minas Gerais; Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Professora do curso de especialização em Terapia Manual da PUC/MG e Graduação em Fisioterapia.

Downloads

Publicado

28.03.2014

Como Citar

1.
Amorim JSC, Rossetti MB, Braga NHM. Efeitos da terapia manual e eletroterapia na osteoartrite de joelho. Cons. Saúde [Internet]. 28º de março de 2014 [citado 18º de abril de 2024];13(1):76-85. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/saude/article/view/4492

Edição

Seção

Ciências aplicadas