Subclassificação da lombalgia crônica e nível de incapacidade: efeito no desempenho funcional e força muscular

Autores

  • Welds Rodrigo Ribeiro Bertor Unioeste
  • Giovanna de Araújo Fracaro Unioeste
  • Lígia Inez da Silva Unioeste
  • Marina Zilio Universidade Estadual do Oeste do Paraná –
  • Fernando Amâncio Aragão Unioeste
  • Alberito Rodrigo Carvalho Unioeste

DOI:

https://doi.org/10.5585/conssaude.v12n4.4514

Palavras-chave:

Dor lombar, Modalidades de fisioterapia, Caminhada.

Resumo

Introdução: A lombalgia induz a redução das atividades físicas e, consequentemente, da aptidão física. Objetivo: Verificar o efeito, isolado e associado, da classificação clínica da dor lombar (efeito de grupo) e do nível de incapacidade sobre a capacidade funcional obtida pela distância percorrida no teste de caminhada de seis minutos (TC6), sobre a força muscular dorsal e sobre a de membros inferiores (MMII). Métodos: A amostra foi composta por 31 sujeitos divididos em três grupos: controle (GC/n=10), lombares inespecífico (GLI/n=7) e específico (GLE/n=14). Os procedimentos avaliativos foram: (a) determinação do nível de incapacidade; (b) dinamometria dorsal e de MMII; (c) TC6. Resultados: Houve efeito principal do grupo, e o GC apresentou força significativamente maior que o GLE e o GLI, para a musculatura dorsal e de MMII; porém, não houve tal efeito para o TC6. Conclusão: A força muscular dorsal e a de MMII foram influenciadas pela lombalgia crônica; entretanto, o desempenho funcional, não.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marina Zilio, Universidade Estadual do Oeste do Paraná –

Acadêmicos do curso de Fisioterapia – Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste, com vínculo ao Grupo de Pesquisa em Reabilitação Neuro-Músculo-Esquelética. Cascavel, PR – Brasil.

Downloads

Publicado

28.01.2014

Como Citar

1.
Bertor WRR, Fracaro G de A, Silva LI da, Zilio M, Aragão FA, Carvalho AR. Subclassificação da lombalgia crônica e nível de incapacidade: efeito no desempenho funcional e força muscular. Cons. Saúde [Internet]. 28º de janeiro de 2014 [citado 19º de abril de 2024];12(4):563-71. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/saude/article/view/4514

Edição

Seção

Ciências aplicadas