Variante genética da interleucina-1α em idosos portadores de doença periodontal

Autores

  • Raíssa Rossito Shimizu Unopar
  • Miula Portelinha Braga Unopar
  • Sandra kiss Moura Unopar
  • Deise A. A. Pires Oliveira Unopar
  • Rodrigo Franco Oliveira Universidade Norte do Paraná - Unopar. Londrina, PR
  • Rodrigo Varella de Carvalho Unopar
  • Sandra Mara Maciel Unopar
  • Regina Célia Poli-Frederico Unopar

DOI:

https://doi.org/10.5585/conssaude.v12n4.4585

Palavras-chave:

Doenças periodontais, Idoso, Interleucina-1, Polimorfismo genético.

Resumo

Introdução: Fatores genéticos contribuem para o risco de doença periodontal (DP) em idosos. Objetivo: Avaliar a associação entre a perda de inserção e o polimorfismo no gene da interleucina-1α em idosos. Métodos: Participaram do estudo 110 idosos (idade média: 67,26 ± 4,9 anos), sendo 52,7% do gênero feminino. A presença de DP foi diagnosticada por meio do índice de perda da inserção periodontal, segundo critérios da Organização Mundial de Saúde. O polimorfismo genético foi analisado por meio da reação em cadeia da polimerase, seguida da clivagem por NcoI. Resultados: Não foi encontrada associação estatisticamente significante entre o polimorfismo no gene da IL-1α e a perda de inserção (teste do Qui-quadrado p>0,05). Este achado sugere que este polimorfismo pode não ser um fator genético que contribua para o desenvolvimento da doença periodontal. Conclusões: O polimorfismo genético na posição -899 do gene IL-1α pode não influenciar a prevalência e/ou severidade da DP em idosos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raíssa Rossito Shimizu, Unopar

Acadêmica de Odontologia da Faculdade de Odontologia – Unopar. Londrina, PR – Brasil.

Miula Portelinha Braga, Unopar

Mestre em Odontologia da Faculdade de Odontologia – Unopar. Londrina, PR – Brasil.

Sandra kiss Moura, Unopar

Docente do Programa de Mestrado em Odontologia/Laboratório de Biologia Molecular – Unopar. Londrina, PR – Brasil.

Deise A. A. Pires Oliveira, Unopar

Docente do Programa de Mestrado em Ciências da Reabilitação/Laboratório de Biologia Molecular e Mestrado Profissional em Exercício Físico na Promoção da Saúde – Unopar. Londrina, PR – Brasil.

Rodrigo Franco Oliveira, Universidade Norte do Paraná - Unopar. Londrina, PR

Draduação em Fisioterapia - Faculdades Claretianas de Batatais (1988) , Mestrado em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília - UCB (2001), Doutorado em Engenharia Biomedica pela Universidade do Vale do Paraíba - Univap Tem experiência na área de Fisioterapia, com ênfase em Fisioterapia Traumato Ortopédica e Desportiva, Recursos terapeuticos, Reparo tecidual, Ergonomia e Doenças Ocupacionais; atuando também com desenvolvimento de Projetos de Pesquisa na área de "Aplicabilidade de recursos terapêuticos (Ultrassom Terapêutico Baixa Intensidade e Terapia Laser Baixa Potência) em Cultura de Células, em especial Fibroblastos e Osteoblastos (in vitro) e reparo ósseo (in vivo). Membro do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior SINAES - BASis - MEC / INEP. Laboratório de Dinâmica de Compartimento Celular, Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento – IP&D, Univap - São José dos Campos

Rodrigo Varella de Carvalho, Unopar

Docente do Programa de Mestrado em Odontologia/Laboratório de Biologia Molecular – Unopar. Londrina, PR – Brasil.

Sandra Mara Maciel, Unopar

Professor Associado do curso de Odontologia – UEM. Maringá, PR – Brasil.

Regina Célia Poli-Frederico, Unopar

Docente do Programa de Mestrado em Ciências da Reabilitação/Laboratório de Biologia Molecular – Unopar. Londrina, PR – Brasil.

Downloads

Publicado

28.01.2014

Como Citar

1.
Shimizu RR, Braga MP, Moura S kiss, Pires Oliveira DAA, Oliveira RF, Carvalho RV de, et al. Variante genética da interleucina-1α em idosos portadores de doença periodontal. Cons. Saúde [Internet]. 28º de janeiro de 2014 [citado 29º de março de 2024];12(4):505-12. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/saude/article/view/4585

Edição

Seção

Ciências básicas