Influência da informação sensorial sobre a dor e o centro de pressão na osteoartrite de joelho

Autores

  • Marina Minardi Nascimento Universidade de São Paulo - USP
  • Kátia Solidéia Pegoretti Universidade de São Paulo - USP
  • Lídia Maria Prada Universidade de São Paulo - USP
  • Débora Bevilaqua Grossi Universidade de São Paulo - USP

DOI:

https://doi.org/10.5585/conssaude.v12n4.4613

Palavras-chave:

Dor, Equilíbrio postural, Joelho, Osteoartrite, Propriocepção.

Resumo

Introdução: A osteoartrite (OA) é uma doença degenerativa caracterizada por perda da cartilagem articular e sintomas de diminuição da propriocepção, força muscular e dor. A bandagem parece ser um bom recurso para diminuir a dor na OA e pode influenciar no controle postural. Objetivos: Verificar se o uso de bandagem infrapatelar influencia a oscilação corporal e a dor em indivíduos com OA de joelho. Métodos: Dez indivíduos com OA de joelho realizaram apoio unipodal nas condições com e sem bandagem. Os dados do centro de pressão (CP) foram obtidos pela plataforma de força e analisados pela área da elipse de confiança e a dor foi avaliada pela Escala Visual Analógica. Resultados: Tanto o deslocamento do CP quanto a dor não resultaram em diferença significativa entre as condições com e sem bandagem. Conclusão: A bandagem não aliviou a dor e não alterou o controle postural de indivíduos com OA de joelho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marina Minardi Nascimento, Universidade de São Paulo - USP

Graduanda em Fisioterapia - Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto/USP.

Kátia Solidéia Pegoretti, Universidade de São Paulo - USP

Mestre pelo Departamento de Biomecânica, Medicina e Reabilitação do Aparelho Locomotor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP), Fisioterapeuta, Ribeirão Preto-SP, Brasil.

Lídia Maria Prada, Universidade de São Paulo - USP

Graduada pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP), Fisioterapeuta, Ribeirão Preto-SP/Brasil.

Débora Bevilaqua Grossi, Universidade de São Paulo - USP

Docente do curso de Fisioterapia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP), Ribeirão Preto-SP/Brasil.

Downloads

Publicado

28.01.2014

Como Citar

1.
Nascimento MM, Pegoretti KS, Prada LM, Grossi DB. Influência da informação sensorial sobre a dor e o centro de pressão na osteoartrite de joelho. Cons. Saúde [Internet]. 28º de janeiro de 2014 [citado 29º de março de 2024];12(4):519-27. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/saude/article/view/4613

Edição

Seção

Ciências aplicadas