Análise histológica dos efeitos imediato da microeletrólise percutânea (MEP®) no tecido muscular sadio de ratos Wistar

Autores

  • Alexandre Magno Delgado Universidade Potiguar
  • Oscar Ariel Ronzio Universidad Maimónides
  • Rodrigo Marcel Valentim da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Ingrid Jullyane Pinto Soares Universidade Potiguar
  • Rodrigo Felipe da Silva Damasceno Universidade Potiguar
  • Patrícia Froes Meyer Universidade Potiguar

DOI:

https://doi.org/10.5585/conssaude.v13n1.4721

Palavras-chave:

Eletrólise, Eletroterapia, Estimulação elétrica, Inflamação, Modalidades de fisioterapia.

Resumo

Introdução: A Microeletrólise Percutânea (MEP®) consiste na aplicação da corrente galvânica de baixa intensidade com uma agulha de acupuntura. Objetivo: Analisar os efeitos da MEP® no tecido muscular. Método: Trata-se de um estudo experimental, com 25 ratos Wistar, divididos nos grupos: G1 (grupo controle), G2 (MEP® desligada, sacrifício imediato), G3 (MEP® desligada, sacrifício 24 horas), G4 (MEP® ligada, sacrifício imediato), G5 (MEP® ligada, sacrifício 24 horas). Realizaram-se três aplicações de um minuto, com agulha 0,22x13 mm e 300 uA, no gastrocnêmico. Resultados: O G2 mostrou congestão vascular e hemorragia, decorrente do efeito secundário da agulha. No G3, ocorreu uma pequena inflamação no local em que a agulha foi inserida. No G4, observou-se uma inflamação controlada com presença de neutrófilos, linfócitos, mastócitos e macrófagos. E no G5, ocorreu necrose de liquefação nas células musculares, com presença de macrófagos. Conclusão: A MEP® estimula a inflamação e provoca necroses por meio de liquefação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre Magno Delgado, Universidade Potiguar

Fisioterapeuta Residente em Saúde da Mulher pelo Programa Multiprofissional Integrado em Saúde do Hospital das Clínicas da UFPE, Recife/PE-Brasil. Pós Graduado em Fisioterapia Dermatofuncional pela Universidade Potiguar - UNP, Natal/RN-Brasil.

Oscar Ariel Ronzio, Universidad Maimónides

(Doutorando em Ciência da Saúde; Licenciado em Terapia Física; Professor Titular de Fisioterapia da Universidade Favaloro; Prof. Titular de Agentes Físicos Aplicados, Universidad Maimónides; Prof. Titular de Fisioterapia da Universidade Nacional Arturo Jauretche, Prof. Titular Metodologia Científica, Universidade Barceló - Buenos Aires -Argentina.

Rodrigo Marcel Valentim da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutorando em Fisioterapia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Mestre em Fisioterapia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Ingrid Jullyane Pinto Soares, Universidade Potiguar

Fisioterapeuta Graduado pela Universidade Potiguar- UnP. Pós-Graduando em fisioterapia Dermato-Funcional pela Universidade Potiguar- UnP.

Rodrigo Felipe da Silva Damasceno, Universidade Potiguar

Acadêmico de Medicina da Universidade Potiguar

Patrícia Froes Meyer, Universidade Potiguar

Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte- UFRN. Docente do Curso de Fisioterapia da Universidade Potiguar (Natal/RN) e da Faculdade Natalense para o Desenvolvimento do Rio Grande do Norte-Farn.

Downloads

Publicado

28.03.2014

Como Citar

1.
Delgado AM, Ronzio OA, Valentim da Silva RM, Soares IJP, Damasceno RF da S, Meyer PF. Análise histológica dos efeitos imediato da microeletrólise percutânea (MEP®) no tecido muscular sadio de ratos Wistar. Cons. Saúde [Internet]. 28º de março de 2014 [citado 28º de março de 2024];13(1):13-21. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/saude/article/view/4721

Edição

Seção

Ciências básicas