Eletromiografia do reto femoral e gastrocnêmio durante vibração de todo corpo e agachamento com e sem plantiflexão

Autores

  • Alexandre Carvalho Barbosa Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
  • Fernanda Coelho Pereira
  • Amanda Roberta Gonçalves
  • Fábio Luiz Mendonça Martins
  • Débora Fernandes de Melo Vitorino
  • Michelle Cristina Sales Almeida Barbosa

DOI:

https://doi.org/10.5585/conssaude.v13n2.4762

Palavras-chave:

Articulação do tornozelo, Exercício, Reabilitação, Vibração.

Resumo

Objetivo: Comparar a atividade eletromiográfica do reto femoral (RF) e gastrocnêmio medial (GM), submetidos à vibração corporal (VTC), ausência de VTC e plantiflexão de 25o, separada ou conjuntamente. Métodos: Dez voluntários foram submetidos ao agachamento: sem VTC (S1), sem VTC e com plantiflexão (S2), com VTC (S3), com VTC e plantiflexão (S4), monitorados por eletromiografia. O teste Kruskall Wallis foi usado para localizar diferenças, e o coeficiente Spearman, para correlações entre dados (p<0,05). Resultados: Ocorreram diferenças entre S1 e S2, S1 e S4, para RF; e entre S4 e as demais situações, para GM. Correlações para RF entre S1 e S2, S2 e S3, S2 e S4, S3 e S4 foram notadas. Para GM não foram encontradas correlações significativas, exceto em S2. Conclusão: A VTC com plantiflexão aumenta a atividade mioelétrica do RF e GM, podendo ser utilizada terapeuticamente nos parâmetros estudados (40 Hz – 2 mm).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre Carvalho Barbosa, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Possui graduação em Fisioterapia - Faculdades Integradas de Patrocínio (1999), mestrado em Biologia Celular e Estrutural pela Universidade Estadual de Campinas (2006) e doutorado em Ciências Biomédicas pelo Instituto Universitário Italiano de Rosário - reconhecido pela Universidade Federal de Uberlândia (2012/2013). Atualmente é professor adjunto I do Departamento de Fisioterapia, coordenador da linha de pesquisa em Ciências da Saúde e do Núcleo de Eletromiografia e Ortopedia - NEO, professor e orientador do Mestrado Profissional em Ensino em Saúde da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Orientador do Doutorado em Ciências Biomédicas do Instituto Universitário Italiano de Rosario/Argentina. Membro da North American Spine Society, da Sociedade Brasileira de Eletromiografia e Cinesiologia e da Sociedade Brasileira de Fisioterapia Pélvica. Tem experiência na área de Fisioterapia, com ênfase nos seguintes temas: fisioterapia aplicada à ortopedia, terapia manual, eletromiografia e biofotogrametria.

Downloads

Publicado

14.07.2014

Como Citar

1.
Barbosa AC, Pereira FC, Gonçalves AR, Martins FLM, Vitorino DF de M, Barbosa MCSA. Eletromiografia do reto femoral e gastrocnêmio durante vibração de todo corpo e agachamento com e sem plantiflexão. Cons. Saúde [Internet]. 14º de julho de 2014 [citado 2º de julho de 2024];13(2):218-24. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/saude/article/view/4762

Edição

Seção

Artigos