A influência da suplementação de sulfato de condroitina na dor e nos aspectos funcionais associados à osteoartrose

Autores

  • Monique Antunes Ulysséa Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Lisiane Piazza Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5585/conssaude.v14n1.5073

Palavras-chave:

Causalgia, Condroitina, Osteoartrose.

Resumo

Introdução: A osteoartrose é a principal causa de limitação da funcionalidade e incapacidade nos idosos. Dentre os tratamentos farmacológicos está a suplementação com sulfato de condroitina. Objetivo: Realizar uma revisão sistemática sobre a influência do sulfato de condroitina na dor e aspectos funcionais associados à osteoartrose. Métodos: Foram utilizados os descritores “osteoarthritis” e “chondroitin”. Os artigos foram selecionados de forma independente e cega, por dois pesquisadores. Foram incluídos somente ensaios clínicos primários, escritos na língua portuguesa, inglesa e espanhola entre 2005 a 2013. A escala PEDro foi utilizada como instrumento de avaliação. Resultados: Foram encontrados 1.916 estudos, permanecendo nove artigos para a análise. Dos nove analisados, quatro mostraram a eficácia da suplementação do sulfato de condroitina na redução da dor e da incapacidade funcional, enquanto cinco investigações não mostraram efeitos estatisticamente significantes. Conclusões: A influência do sulfato de condroitina na dor e aspectos funcionais na osteoartrose permanece questionável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lisiane Piazza, Universidade do Estado de Santa Catarina

Fisioterapeuta graduada pela Universidade de Passo Fundo, mestranda em Ciências do Movimento Humano pela Universidade do Estado de Santa Catarina.

Downloads

Publicado

30.04.2015

Como Citar

1.
Ulysséa MA, Piazza L. A influência da suplementação de sulfato de condroitina na dor e nos aspectos funcionais associados à osteoartrose. Cons. Saúde [Internet]. 30º de abril de 2015 [citado 19º de abril de 2024];14(1):153-60. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/saude/article/view/5073

Edição

Seção

Revisões de literatura