Análise da realidade virtual versus treino funcional na aptidão física de idosas
DOI:
https://doi.org/10.5585/conssaude.v14n1.5294Palavras-chave:
Aptidão física, Equilíbrio postural, Idoso, Terapia de exposição à realidade virtual.Resumo
Introdução: O envelhecimento é sinônimo de degradação das habilidades físicas, que compromete a aptidão física e as atividades de vida diária dos idosos. A atividade física é empregada para amenizar os efeitos deletérios desse processo. Objetivo: Comparar os efeitos da realidade virtual versus treinamento funcional-circuito em parâmetros da aptidão física de idosas. Métodos: Trata-se de um estudo de intervenção, comparativo, quantitativo, em que 15 voluntárias realizaram terapia com Xbox 360 (Kinect) (G1), e 15 treino funcional-circuito (G2). A coleta de dados foi feita por entrevista e aplicação dos testes de Timed Up and Go, de Marcha Estacionária de 2 min e Escala de Equilíbrio de Berg, no início e após um mês de intervenção. Resultados: O G1 apresentou aumento de 8,7 elevações do membro inferior (p<0,05) no teste de Marcha Estacionária. Conclusões: Não houve diferenças estatisticamente significativas no equilíbrio estático e dinâmico; porém, a conduta com exergame melhorou significativamente a capacidade funcional das idosas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
30.04.2015
Como Citar
1.
Santos FF dos, Magalhães LHVN, Sousa FAN de, Marques C de O, Torres MV, Leal SS. Análise da realidade virtual versus treino funcional na aptidão física de idosas. Cons. Saúde [Internet]. 30º de abril de 2015 [citado 4º de novembro de 2024];14(1):117-24. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/saude/article/view/5294
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2015 ConScientiae Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.