Diferenças socioeconômicas e qualidade de vida em idosos praticantes de atividades físicas/psicossociais

Autores

  • Janaísa Gomes Dias Oliveira Curso de Fisioterapia-Instituto superior DE teologia Aplicada-INTA-CE
  • Claus Dieter Stobaus Faculdade de Educação da PUCRS
  • Joelma Magalhães Costa Universidade do Norte - Uninorte

DOI:

https://doi.org/10.5585/conssaude.v14n2.5324

Palavras-chave:

Atividade física, Atividades de lazer, Qualidade de vida, Idoso.

Resumo

Introdução: Os idosos possuem condições de saúde diferenciadas, devido a mudanças fisiológicas associadas à idade. Objetivo: Comparar a qualidade de vida (QV) de idosos praticantes de atividades físicas regulares (GAF) e de atividades psicossociais (GAP), por meio do Whoqol-Breff e do Whoqol-Old, relacionando ao perfil socioeconômico. Métodos: Entrevistaram-se 108 idosos, distribuídos entre os grupos GAF (n=54) e GAP (n=54). Resultados: Verificou-se predomínio do sexo feminino e mais escolarização (p<0,05) no GAF. O GAP tinha rendimentos até três salários mínimos (p<0,05) e atuava na área de serviços gerais/manutenção, enquanto o GAF na de saúde ou no lar (p<0,05). Na aplicação do Breff no GAF, a pontuação foi elevada no domínio físico (71,0±15,6) e nas relações sociais (70,7±15,2). No GAP, as relações sociais (69,1±19,1) aumentaram; no GAF o físico foi significativo (p<0,05). No Old: “passado presente futuro”, “participação social”, “autoestima” apresentaram p<0,05. Conclusão: A escolaridade e renda e escolaridade influenciaram na prática de exercícios e na melhor qualidade de vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Janaísa Gomes Dias Oliveira, Curso de Fisioterapia-Instituto superior DE teologia Aplicada-INTA-CE

Graduação em Fisioterapia pela Universidade da Região da Campanha -Bagé-RS(1999) e Mestrado em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande-RS(2005). Especialista em Administração Hospitalar-UNAERP-SP(2002),Especialista em Fisioterapia Cardiorrespiratória(2009)-Inspirar-Cesumar-PR, Doutora em Gerontologia Biomédica-PUC-RS(2013, ).Tem experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional,atuando principalmente nas seguintes áreas: saúde comunitária, educação interdisciplinar,geriatria, pneumologia e área ambiental, e atividade física. Atualmente docente do curso de Fisioterapia e atuante junto a pós graduação no Instituto Superior de Teologia Aplicada-INTA- Sobral-CE

Claus Dieter Stobaus, Faculdade de Educação da PUCRS

graduação em Medicina pela Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (1978), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1983) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1989), Pós-Doutorado em Psicologia pela Universidad Autónoma de Madrid- Espanha (1999- 2000). Atualmente é professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, professor visitante da Universidade do Algarve e professor assistente - Unilasalle Centro Universitário (2004- 2014). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: educação e saúde, educação de professores, educação, educação continuada e educação especial. Educador Sênior do ATLS- Advanced Trauma Life Support Program, pela Região XIV, e Educador do ATCN- Advanced Trauma Course for Nurses. Membro da Associação Brasileira de Psicologia da Saúde, membro da ABPSA - Associação Brasileira de Psicologia da Saúde (conselho fiscal 2014-16).

Joelma Magalhães Costa, Universidade do Norte - Uninorte

Graduada em Fisioterapia (Universidade Nilton Lins - 2007); Especialização em Acupuntura pelo Centro de Estudos de Terapias Naturais (CETN - 2012); Especialista Profissional em Fisioterapia Traumato-Ortopedica (AFB - COFFITO - 2013); Especialização em andamento em Fisiologia Humana (UFAM); Mestre em Ciências da Reabilitação: Área de Concentração - Avaliação e Intervenção Terapêutica, Na Linha de Pesquisa em Avaliação e Reabilitação das Disfunções do Sistema Estomatognático - Articulação Temporomandibular (Universidade Nove de Julho- São Paulo - 2009). Professora Temporária da Universidade Federal do Amazonas (2011 - 2013); Atualmente 2 Tenente / Fisioterapeuta da Força Aérea Brasileira (FAB/Manaus) e Professora do Centro Universitário do Norte (UNINORTE - Laureate International Universities). Participa e atua em cursos, congressos, pesquisas e projetos referentes ao Sistema Musculoesquelético.

Downloads

Publicado

11.08.2015

Como Citar

1.
Oliveira JGD, Stobaus CD, Costa JM. Diferenças socioeconômicas e qualidade de vida em idosos praticantes de atividades físicas/psicossociais. Cons. Saúde [Internet]. 11º de agosto de 2015 [citado 29º de março de 2024];14(2):200-12. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/saude/article/view/5324

Edição

Seção

Artigos