Recursos lúdicos aplicados na clínica pediátrica do Hospital Municipal de Foz do Iguaçu-PR

Autores

  • Estevan Ferreira Costa CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE FOZ DO IGUAÇU
  • Noura Reda Mansour CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE FOZ DO IGUAÇU - Cesufoz
  • Elton Antônio Valentini CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE FOZ DO IGUAÇU - Cesufoz
  • Cristina Cristovão Ribeiro da Silva CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE FOZ DO IGUAÇU - Cesufoz

DOI:

https://doi.org/10.5585/conssaude.v14n1.5365

Palavras-chave:

Brinquedo, Hospital, Fisioterapia (técnicas).

Resumo

Introdução: Recursos lúdicos podem ser associados às técnicas em fisioterapia respiratória em crianças hospitalizadas. Objetivo: Demonstrar os benefícios dos recursos lúdicos na fisioterapia respiratória pediátrica. Método: Trata-se de um ensaio clínico randomizado. Selecionaram-se 11 crianças com diagnóstico de pneumonia e bronquite aguda, com idade variando de 3 meses a 5 anos, acompanhadas de seus responsáveis legais. Os pacientes foram randomizados e divididos em dois grupos homogêneos: Grupo A (intervenção) e Grupo B (controle), submetidos à pré- e pós-avaliação dos atendimentos. A avaliação consistiu na mensuração dos sinais vitais e na aplicação de questionário. Resultado: O Grupo A (n=5) foi mais colaborativo, mostrando melhora na capacidade respiratória e no estado emocional, já o B (n=4) não colaborou, pois a forma de abordagem sem o lúdico não foi atrativa, sendo pouco relaxante. Conclusão: Os recursos lúdicos associados à fisioterapia respiratória foram importantes na interação fisioterapeuta-criança, mantiveram os pacientes motivados e diminuíram as complicações respiratórias destes.

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Biografia do Autor

Estevan Ferreira Costa, CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE FOZ DO IGUAÇU

Introdução: Recursos lúdicos associados às técnicas em Fisioterapia respiratória em crianças hospitalizadas. Objetivo: Verificar a potencialização da Fisioterapia respiratória pediátrica. Método: Trata-se de um ensaio clínico randomizado. A amostra foi composta por 11 crianças com diagnóstico de pneumonia e bronquite aguda, com idade variando de 3 meses a 5 anos,acompanhadas de seus responsáveis legais. Os pacientes foram randomizados e divididos em dois grupos homogêneos, Grupo A (intervenção) e Grupo B (controle), submetidos à pré e pós avaliação dos atendimentos. A avaliação consistiu na mensuração dos sinais vitais e da aplicação de um questionário. Resultado: Mostraram que o Grupo A (n=5) foi mais colaborativo contribuindo no seu estado de melhora na capacidade respiratória e seu estado emocional, já o Grupo B (n=4), não colaboravam, pois a forma de abordá-las sem o lúdico não era atrativo e pouco relaxante. Conclusão: Associação do lúdico é de extrema valia, criando um elo de confiança e melhora na capacidade respiratória.

Noura Reda Mansour, CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE FOZ DO IGUAÇU - Cesufoz

Introdução: Recursos lúdicos associados às técnicas em Fisioterapia respiratória em crianças hospitalizadas. Objetivo: Verificar a potencialização da Fisioterapia respiratória pediátrica. Método: Trata-se de um ensaio clínico randomizado. A amostra foi composta por 11 crianças com diagnóstico de pneumonia e bronquite aguda, com idade variando de 3 meses a 5 anos,acompanhadas de seus responsáveis legais. Os pacientes foram randomizados e divididos em dois grupos homogêneos, Grupo A (intervenção) e Grupo B (controle), submetidos à pré e pós avaliação dos atendimentos. A avaliação consistiu na mensuração dos sinais vitais e da aplicação de um questionário. Resultado: Mostraram que o Grupo A (n=5) foi mais colaborativo contribuindo no seu estado de melhora na capacidade respiratória e seu estado emocional, já o Grupo B (n=4), não colaboravam, pois a forma de abordá-las sem o lúdico não era atrativo e pouco relaxante. Conclusão: Associação do lúdico é de extrema avalia, criando um elo de confiança e melhora na capacidade respiratória.

Elton Antônio Valentini, CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE FOZ DO IGUAÇU - Cesufoz

Introdução: Recursos lúdicos associados às técnicas em Fisioterapia respiratória em crianças hospitalizadas. Objetivo: Verificar a potencialização da Fisioterapia respiratória pediátrica. Método: Trata-se de um ensaio clínico randomizado. A amostra foi composta por 11 crianças com diagnóstico de pneumonia e bronquite aguda, com idade variando de 3 meses a 5 anos,acompanhadas de seus responsáveis legais. Os pacientes foram randomizados e divididos em dois grupos homogêneos, Grupo A (intervenção) e Grupo B (controle), submetidos à pré e pós avaliação dos atendimentos. A avaliação consistiu na mensuração dos sinais vitais e da aplicação de um questionário. Resultado: Mostraram que o Grupo A (n=5) foi mais colaborativo contribuindo no seu estado de melhora na capacidade respiratória e seu estado emocional, já o Grupo B (n=4), não colaboravam, pois a forma de abordá-las sem o lúdico não era atrativo e pouco relaxante. Conclusão: Associação do lúdico é de extrema avalia, criando um elo de confiança e melhora na capacidade respiratória.

Cristina Cristovão Ribeiro da Silva, CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE FOZ DO IGUAÇU - Cesufoz

Introdução: Recursos lúdicos associados às técnicas em Fisioterapia respiratória em crianças hospitalizadas. Objetivo: Verificar a potencialização da Fisioterapia respiratória pediátrica. Método: Trata-se de um ensaio clínico randomizado. A amostra foi composta por 11 crianças com diagnóstico de pneumonia e bronquite aguda, com idade variando de 3 meses a 5 anos,acompanhadas de seus responsáveis legais. Os pacientes foram randomizados e divididos em dois grupos homogêneos, Grupo A (intervenção) e Grupo B (controle), submetidos à pré e pós avaliação dos atendimentos. A avaliação consistiu na mensuração dos sinais vitais e da aplicação de um questionário. Resultado: Mostraram que o Grupo A (n=5) foi mais colaborativo contribuindo no seu estado de melhora na capacidade respiratória e seu estado emocional, já o Grupo B (n=4), não colaboravam, pois a forma de abordá-las sem o lúdico não era atrativo e pouco relaxante. Conclusão: Associação do lúdico é de extrema avalia, criando um elo de confiança e melhora na capacidade respiratória.

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Publicado

30.04.2015

Como Citar

1.
Costa EF, Mansour NR, Valentini EA, Silva CCR da. Recursos lúdicos aplicados na clínica pediátrica do Hospital Municipal de Foz do Iguaçu-PR. Cons. Saúde [Internet]. 30º de abril de 2015 [citado 29º de março de 2024];14(1):125-33. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/saude/article/view/5365

Edição

Seção

Artigos